:

É obrigatório a oitiva da vítima?

Índice:

  1. É obrigatório a oitiva da vítima?
  2. O que é a oitiva da vítima?
  3. Quando a vítima não é encontrada para audiência?
  4. Qual o procedimento para oitiva do ofendido?
  5. Qual o significado da palavra vítima?
  6. Qual o significado de oitiva?
  7. Qual a classificação gramatical da palavra vitima?
  8. Qual a finalidade da oitiva de testemunhas?

É obrigatório a oitiva da vítima?

Sobre a obrigatoriedade de oitiva da vítima: A obrigatoriedade de oitiva da vítima deve ser compreendida à luz da razoabilidade e da utilidade prática da colheita da referida prova (HC 131.158, rel. min.

O que é a oitiva da vítima?

Oitiva trata-se de um termo jurídico que consiste em: uma “informação que transmite-se por ouvir dizer”, "por ouvir dizer", "ouvir falar".

Quando a vítima não é encontrada para audiência?

O não comparecimento da vítima à audiência não pode ser interpretado como falta de interesse no prosseguimento da ação penal e não tem o condão de acarretar a rejeição da denúncia.

Qual o procedimento para oitiva do ofendido?

Oitiva sempre que possível: Diz o artigo 201 que, “sempre que possível, o ofendido será qualificado e perguntado sobre as circunstâncias da infração”. Tendo em vista o disposto no artigo 3º-A, se o ofendido não for arrolado por qualquer das partes para ser ouvido, o juiz não poderá determinar sua inquirição de ofício.

Qual o significado da palavra vítima?

  • Significado de vítima. A palavra vítima possui muitos significados e um deles é cada ser vivo sacrificado ou de abate. No entanto, do ponto de vista comumente usado, a vítima é a pessoa que sofre dano ou perda que é causada por um ato ou omissão, seja por causa de outra pessoa ou de força alheia.

Qual o significado de oitiva?

  • Significado de Oitiva. O que é Oitiva: Oitiva é um substantivo feminino que significa ouvido, audição. A locução adverbial “de oitiva”, quer dizer “de cor”, “de ouvir dizer”, sem se averiguar nada. De oitiva é aquilo que se ouviu, se repetiu diversas vezes e nada foi averiguado para se ter certeza se é verdadeiro.

Qual a classificação gramatical da palavra vitima?

  • A palavra vitima pertence a classificação gramatical de substantivo feminino e sua separação silábica se dá da seguinte maneira: ví-ti-ma. Referida palavra também admite a forma no plural, ficando do seguinte modo: vítimas. De outro modo, tal palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes.

Qual a finalidade da oitiva de testemunhas?

  • No caso da oitiva de testemunhas há ainda uma peculiaridade: a carta precatória, a qual é enviada à testemunha mora fora da jurisdição do juiz do processo judicial, assim sendo, intimando as partes, segundo o que é definido no Código de Processo Penal, em seu artigo 222. Oitiva de Vítima