:

Qual é o conceito de cromatina?

Índice:

  1. Qual é o conceito de cromatina?
  2. Qual é a melhor definição para cromatina?
  3. O que é cromossomo e cromatina?
  4. O que é cromatina como é formada?
  5. O que são os Nucléolos e para que eles servem?
  6. O que é cromatina e Nucleolo?
  7. Qual a diferença entre cromatina cromossomo e cromátide?
  8. Qual a diferença da cromatina e cromossomo?
  9. Como ocorre a condensação da cromatina?
  10. Qual a diferença entre cromatina e cromossomo?
  11. Por que os machos não possuem cromatina?
  12. Posso dividir a cromatina em duas categorias?
  13. Quais são os termos utilizados na cromatografia?

Qual é o conceito de cromatina?

Substância basófila existente sob a forma de grânulos no núcleo de todas as células vivas. É essencialmente constituída por ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas básicas (histonas protaminas).

Qual é a melhor definição para cromatina?

Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. ... Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina.

O que é cromossomo e cromatina?

A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.

O que é cromatina como é formada?

A cromatina é formada por uma única e longa molécula de DNA associada a várias moléculas de proteínas (histonas). ... Há 2 tipos de cromatina: a eucromatina, região com DNA ativo, que pode expressar proteínas e enzimas e a heterocromatina, região com DNA inativo, que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.

O que são os Nucléolos e para que eles servem?

O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. No nucléolo das células são produzidos os RNA's ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA.

O que é cromatina e Nucleolo?

Nucléolo e Cromatina A cromatina é formada por moléculas de DNA que estão associadas às proteínas histonas. Trata-se de uma região celular que atua como organizadora do nucléolo.

Qual a diferença entre cromatina cromossomo e cromátide?

Cromátides Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.

Qual a diferença da cromatina e cromossomo?

A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. ... O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão.

Como ocorre a condensação da cromatina?

A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.

Qual a diferença entre cromatina e cromossomo?

  • Cromatina e Cromossomo. A diferença está no fato do filamento da cromatina se encontrar no núcleo da célula interfásica, ou seja, que não está em divisão. A partir do momento que a célula inicia o seu processo de divisão, os filamentos de cromatina se enrolam sobre si mesmos e se condensam.

Por que os machos não possuem cromatina?

  • Os machos são formados por um cromossomo X e um cromossomo Y e, neste caso, não possuem cromatina sexual - com exceção das pessoas com Síndrome de Klinefelter. A diferença está no fato do filamento da cromatina se encontrar no núcleo da célula interfásica, ou seja, que não está em divisão.

Posso dividir a cromatina em duas categorias?

  • A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina. Eucromatina: quando os filamentos de cromatina estão menos condensados significa que possui DNA ativo, ou seja, a célula é capaz de "ler" o conteúdo deste material genético. Heterocromatina: os filamentos estão condensados, ...

Quais são os termos utilizados na cromatografia?

  • Termos usados na cromatografia. Analito é a substância a ser analisada posteriormente, após a separação com o processo de cromatografia. Volume de eluição de um soluto é o volume de tampão necessário para eluir a amostra que foi aplicada na fase estacionaria.