:

Qual o significado do poema E agora José?

Índice:

  1. Qual o significado do poema E agora José?
  2. Quem disse e agora José?
  3. Por que o verso e agora José que dá título ao poema é repetido tantas vezes?
  4. Quem é o autor do poema José?
  5. Que estrofe deixa bem claro que José e infeliz?
  6. Qual é a situação do José comprove sua resposta com elementos do poema *?
  7. Quem é José Justifique sua resposta?
  8. O que a repetição dos versos e agora José e a escolha da pontuação revelam *?
  9. Pode-se entender que José é uma criatura abandonada nessa perspectiva que significado adquire em sua opinião o verso a noite esfriou repetido no poema?
  10. Que século meu Deus diziam os ratos?
  11. Qual é o poema de José?
  12. Qual é o significado do nome José?
  13. Quais são as possibilidades sugeridas pelo poeta para mudar seu destino?

Qual o significado do poema E agora José?

O poema José de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.

Quem disse e agora José?

Paulo Diniz Paulo Diniz - E AGORA JOSÉ - poema de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Paulo Diniz - YouTube.

Por que o verso e agora José que dá título ao poema é repetido tantas vezes?

Por que o verso “E agora, José?”, que dá título ao poema, é repetido tantas vezes? A repetição do verso reproduz a pergunta que fazemos a nós mesmos quando surpreendidos pela vida. ... Durante a retomada das ideias mais importantes de cada estrofe, detenha-se na quinta estrofe do poema.

Quem é o autor do poema José?

Carlos Drummond de Andrade José/Autores

Que estrofe deixa bem claro que José e infeliz?

c) No 12ª, 13ª, e 14ª versos da 2ª estrofe e nos sete primeiros da 6ª estrofe. ... “A noite esfriou” é um verso repetido. Com isso, o poeta deseja: a) Deixar bem claro que José foi abandonado porque fazia frio.

Qual é a situação do José comprove sua resposta com elementos do poema *?

- "o povo sumiu" - isso figura a solidão que José estava vivendo; - "a noite esfriou" - essa é uma representação da falta de aconchego, de pessoas. - "Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta?" - José não tem sobrenome, representando o homem comum ou um anônimo.

Quem é José Justifique sua resposta?

José é uma pessoa comum, talvez seja poeta, igual Carlos Drummond de Andrade. O personagem se encontra em um beco sem saída, que já não tem mais expectativas em sua vida. ... é uma produção bastante famosa do poeta brasileira Carlos Drummond de Andrade , que é uma das referências no assunto.

O que a repetição dos versos e agora José e a escolha da pontuação revelam *?

A repetição dos versos no poema de Carlos Drummond de Andrade indicam: ... O uso do sinal de interrogação é um sinal de incerteza, de questionamento, e é justamente essas questões que são feitas ao leitor, ao José, que dão vida ao poema, que também é uma musica e é cantada em tom de questionamento também.

Pode-se entender que José é uma criatura abandonada nessa perspectiva que significado adquire em sua opinião o verso a noite esfriou repetido no poema?

3 – Pode-se entender que José é uma criatura abandonada. Nessa perspectiva, que significado adquire, em sua opinião, o versoa noite esfriou”, repetido no poema? ... A repetição desse verso sugere que, para José, o abandono pode representar até sofrimento físico.

Que século meu Deus diziam os ratos?

Que século, meu Deus! diziam os ratos. E começavam a roer o edifício.

Qual é o poema de José?

  • O poema “José” de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.

Qual é o significado do nome José?

  • José, um nome muito comum na língua portuguesa, pode ser entendido como um sujeito coletivo, metonímia de um povo. Quando o autor repete a questão, e logo depois substitui "José" por "você", podemos assumir que está se dirigindo ao leitor, como se todos nós fossemos também o interlocutor.

Quais são as possibilidades sugeridas pelo poeta para mudar seu destino?

  • Essas possibilidades estão sugeridas: a) Na 5ª e 6ª estrofes. b) Na 1ª, 2ª e 3ª estrofes. c) Na 3ª, 4ª e 6ª estrofes. d) Na 4ª e 5ª estrofes. (certa) 2=Das possibilidades sugeridas pelo poeta para José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso: a) “Se você tocasse a valsa vienense”. b) “Se você morresse”. (certa)