:

O que é o Cid l10?

Índice:

  1. O que é o Cid l10?
  2. O que é hipertensão arterial primária e secundária?
  3. Quais as causas da hipertensão arterial sistêmica primária ou essencial?
  4. O que que é hipertensão primária?
  5. Quais são os códigos da CID 10?
  6. Quando é válida a CID-10?
  7. Como a CID pode ser utilizada?
  8. Qual a sigla da CID?

O que é o Cid l10?

LISTA CID-10 - A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde.

O que é hipertensão arterial primária e secundária?

A hipertensão é dividida em dois tipos de acordo com sua causa. A hipertensão primária não tem uma causa específica conhecida e é a que atinge o maior número de pacientes, correspondendo a 90% dos casos. O outro tipo é a hipertensão secundária, provocado secundariamente por uma causa identificável.

Quais as causas da hipertensão arterial sistêmica primária ou essencial?

Mais de 95% de toda a pressão arterial alta é do tipo hipertensão essencial. Quando a hipertensão é causada por uma doença, outro problema físico ou droga, é chamada de hipertensão secundária. Quais são as causas? Hereditariedade, sexo, idade e raça também são fatores importantes.

O que que é hipertensão primária?

INTRUDUÇÂO: a hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, a idiopática é aquela que surge sem causa esclarecida, ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida.

Quais são os códigos da CID 10?

  • Cada capítulo da CID 10 descreve um grupo de doenças semelhantes, ou causadas pelo mesmo fator. Dessa forma, os códigos podem ser usados de forma mais eficiente e intuitiva, por conta da lógica usada para desenvolver e classificar as enfermidades. Confira a seguir os grupos de códigos da CID 10:

Quando é válida a CID-10?

  • A CID-10 é válida até 1 de janeiro de 2022, quando será substituída pela décima-primeira versão. Apesar de ser uma classificação que pretendia ter alcance mundial, apenas 27 países utilizam oficialmente.

Como a CID pode ser utilizada?

  • A CID pode ser utilizada em atestados médicos, desde que autorizado pelo paciente, expressamente indicado no atestado. Essa determinação se estabelece na resolução 1658/2002 do CFM – Conselho Federal de Medicina. Nas guias médicas e procedimentos de reembolso, a CID não pode ser utilizada.

Qual a sigla da CID?

  • Por estar em sua décima versão, publicada em 1992, atualmente os médicos utilizam a sigla CID seguida do número dez (CID 10) para se referir a essa classificação. A CID 10 é formada por uma letra, seguida por três números.