:

O que é preciso para criar um centro de equoterapia?

Índice:

  1. O que é preciso para criar um centro de equoterapia?
  2. Qual o preço de uma sessão de equoterapia?
  3. Quem pode fazer o curso de equoterapia?
  4. Quem pode ser Equoterapeuta?
  5. O que é centro de equoterapia?
  6. Quais os principais centros de equoterapia do Brasil?
  7. Como funciona uma sessão de equoterapia?
  8. O que faz a equoterapia?
  9. Quanto tempo dura o curso de equoterapia?
  10. Como se especializar em equoterapia?
  11. Como funciona a equoterapia?
  12. Quando começou a equoterapia?
  13. Como realizar sessões de Equoterapia?
  14. Como é utilizada a equoterapia na fisioterapia?

O que é preciso para criar um centro de equoterapia?

Cópia do Estatuto ou Contrato Social, conforme o tipo de empresa* (deve constar a atividade de Equoterapia). Cópia do Alvará de Inscrição na Prefeitura Municipal* Cópia do Alvará de Inscrição na Vigilância Sanitária Municipal (opcional)

Qual o preço de uma sessão de equoterapia?

Para ajudar quem vive nessas condições, médicos têm indicado a equoterapia como ajuda no tratamento. Um mês de sessões, no entanto, pode custar em torno de R$ 400, valor que nem todos conseguem pagar.

Quem pode fazer o curso de equoterapia?

São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.

Quem pode ser Equoterapeuta?

Este profissional pode ser o fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, psicomotricista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, profissional de educação física, entre outros, desde que atuem na área da cognição, motora, comportamental e emocional.

O que é centro de equoterapia?

A equoterapia é uma atividade que integra as áreas de saúde, educação e equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com deficiência. ... A criação dos centros de equoterapia é uma iniciativa do programa Tecnep, da Setec.

Quais os principais centros de equoterapia do Brasil?

O maior centro de equoterapia do Brasil está localizado em Macaé. O Centro de Equoterapia Passo Amigo fica no Distrito de Córrego do Ouro, na região serrana. Cento e noventa e duas pessoas são assistidas no centro.

Como funciona uma sessão de equoterapia?

A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

O que faz a equoterapia?

O que é Equoterapia? É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Quanto tempo dura o curso de equoterapia?

Carga horária: 98 horas.

Como se especializar em equoterapia?

O único curso que não exige graduação é o de Equitação para Equoterapia, no entanto, é preciso habilidade no manejo e montaria do cavalo nos três passos. A especialização, apesar de oferecer um conhecimento sólido na área, não é uma exigência para ser equoterapeuta (pelo menos por enquanto).

Como funciona a equoterapia?

  • A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Quando começou a equoterapia?

  • Na era moderna, a equoterapia se tornou mais popular após a Primeira Guerra Mundial. Os soldados que voltavam da guerra com sequelas físicas e mentais eram colocados para cavalgar, devido ao grande número de animais disponível. A partir de então, eles passaram a apresentar melhoras em todos os aspectos.

Como realizar sessões de Equoterapia?

  • As sessões de Equoterapia podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento deve ser individualizados. Para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos, deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas com os praticantes.

Como é utilizada a equoterapia na fisioterapia?

  • A equoterapia pode ser utilizada como recurso terapêutico na fisioterapia porque ela alcança inúmeros benefícios posturais porque o andar do cavalo provoca uma série de reações no corpo do paciente, fazendo com que ele esteja sempre em busca do seu próprio equilíbrio.