:

O que quer dizer margens cirúrgicas livres?

Índice:

  1. O que quer dizer margens cirúrgicas livres?
  2. O que é margem cirúrgica?
  3. O que quer dizer ausência de neoplasia?
  4. O que é margem comprometida?
  5. Qual a margem cirúrgica?
  6. Quais são as neoplasias malignas?
  7. Qual a classificação das neoplasias?
  8. Quais são as características da neoplasia benigna?

O que quer dizer margens cirúrgicas livres?

A expressão "margens cirúrgicas livres" significa para o patologista que, naquele local da peça cirúrgica, no qual o corte foi realizado, o tumor não toca a borda da peça.

O que é margem cirúrgica?

Margens cirúrgicas é um dos aspectos mais importantes do tratamento cirúrgico do câncer de mama. Ela é aquela quantidade de tecido mamário normal em torno do tumor removido cirurgicamente.

O que quer dizer ausência de neoplasia?

Uma neoplasia pode ser benigna ou maligna. Um câncer é uma neoplasia maligna. Num exame, como o papanicolau por exemplo, a indicação de "negativo para neoplasia" no resultado significa ausência de células cancerígenas.

O que é margem comprometida?

Se há tumor na margem, significa que parte do tumor permaneceu no paciente e é necessário uma re-excisão ou maior concentração de tratamentos quimioterápicos e/ou radioterápicos. Assim, fala-se que a margem cirúrgica está comprometida.

Qual a margem cirúrgica?

  • A margem cirúrgica é verificada no laboratório, durante ou após a cirurgia. Rotineiramente, o exame histopatológico comum, examina menos que 0,01% da superfície total da peça cirúrgica. Isto é, o que se faz rotineiramente é uma amostragem.

Quais são as neoplasias malignas?

  • Neoplasias malignas ou câncer. As neoplasias malignas, mais conhecidas como câncer, surgem devido a mudanças no DNA das células que alteram o seu funcionamento normal. O desenvolvimento do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese.

Qual a classificação das neoplasias?

  • As neoplasias podem ser consideradas benignas ou malignas usando como critério o seu comportamento biológico. Nas neoplasias ocorre o aumento anormal de células. As neoplasias podem ser classificadas em benignas e malignas.

Quais são as características da neoplasia benigna?

  • Características principais das neoplasias Neoplasia benigna Neoplasia maligna Apresenta limites bem definidos Apresenta limites pouco definidos Crescimento lento Crescimento rápido Incapaz de invadir outros tecidos Capaz de invadir outros tecidos Não provoca metástases Pode provocar metástase