O que quer dizer metaplasia Malpighiana?
Índice:
- O que quer dizer metaplasia Malpighiana?
- O que é uma metaplasia?
- Quando indicar colposcopia?
- O que é Malpighiana?
- O que é metaplasia no colo do uterino?
- Quais são os tipos de metaplasia?
- O que é metaplasia e exemplos?
- O que significa Metaplasico no preventivo?
- Qual a forma mais comum de metaplasia?
- Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?
- Quando é feito o diagnóstico da metaplasia intestinal?
- Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?
O que quer dizer metaplasia Malpighiana?
Metaplasia é o termo usado para demonstrar uma transformação de um tipo de epitélio (camada de revestimento) em outro tipo de epitélio. O colo uterino é constituído pela endocérvice (canal do colo) e pela ectocérvice (porção em contato com a vagina).
O que é uma metaplasia?
– Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015). É um processo adaptativo.
Quando indicar colposcopia?
Quando o exame de Colposcopia é solicitado? Caso o resultado da citologia do colo do útero (Papanicolau) forem alterados, a colposcopia é recomendada para confirmar o resultado. Com ou sem biópsia, o exame auxilia a determinar a necessidade de realizar um tratamento.
O que é Malpighiana?
Camada malpighiana, também conhecida como camada espinhosa da epiderme, é composta de células que se achatam à medida que se exteriorizam. Essas células são unidas umas às outras por desmossomos, que da esse aspecto espinhoso.
O que é metaplasia no colo do uterino?
A metaplasia escamosa é uma alteração benigna do tecido que reveste o útero, em que as células uterinas sofrem transformação e diferenciação, fazendo com que o tecido tenha mais de uma camada de células alongadas.
Quais são os tipos de metaplasia?
Metaplasia
- Epitelial escamoso: ocorre em fumantes, onde o epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. ...
- Epitelial glandular: ocorre, por exemplo, quando há a substituição do epitélio colunar mucoso da endocérvice do trato reprodutivo feminino.
O que é metaplasia e exemplos?
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.
O que significa Metaplasico no preventivo?
A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.
Qual a forma mais comum de metaplasia?
- Por exemplo, uma forma comum de metaplasia, o epitélio pseudoestratificado colunar ciliar, com células caliciformes, do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso.
Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?
- Embora a metaplasia leve ao surgimento de um epitélio mais apto ao ambiente hostil geralmente isto se dá às custas de perdas. No caso do trato respiratório, o epitélio substituto (metaplásico) é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar. Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada.
Quando é feito o diagnóstico da metaplasia intestinal?
- Geralmente, o diagnóstico da metaplasia intestinal é feito por acaso quando o médico está rastreando outros problemas do sistema digestivo, inclusive câncer, através da realização de exames como a endoscopia digestiva e biópsia gástrica.
Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?
- Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.