:

O que é dominação Racional-legal?

Índice:

  1. O que é dominação Racional-legal?
  2. O que é dominação Racional-legal exemplos?
  3. O que é dominação Racional-legal de Weber?
  4. Quais os três tipos de dominação legítima?
  5. Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está errada?
  6. Qual a base do Estado Racional-legal?
  7. O que é a burocracia para Weber?
  8. Qual a base do Estado racional-legal?
  9. O que é dominação quais são os tipos de dominação e explique cada um?
  10. Qual o tipo de dominação legal?
  11. Qual o tipo de dominação tradicional?
  12. Qual a relação entre dominador e dominador?
  13. Qual a legitimidade e a legalidade?

O que é dominação Racional-legal?

Dominação Legal-racional Então a pessoa que está no poder não é mero instrumento do próprio sistema, a regra estatuída dá as diretrizes de como se deve governar, não se obedece a pessoa, e sim o cargo estatuído.

O que é dominação Racional-legal exemplos?

São exemplos de dominação legal a força das leis, o emprego da força por parte do Estado por meio da polícia e do exército contra a população e os indivíduos, que, em sua maioria, em uma situação de normalidade social (quando não há caos e crise) aceita o poder exercido por essas instituições.

O que é dominação Racional-legal de Weber?

Dominação Legal Weber classifica este tipo de dominação como sendo estável, uma vez que é baseada em normas que, como foi dito anteriormente, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado.

Quais os três tipos de dominação legítima?

  • OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA1. A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. ...
  • 4.1. Dominação legal. ...
  • 4.2. Dominação tradicional. ...
  • 4.3. Dominação carismática.

Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está errada?

Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está ERRADA? A dominação tradicional se aproxima com os governos monárquicos. A dominação tradicional costuma ocorrer em períodos de ruptura institucional. A dominação racional legal se identifica com o Estado gerido por aparelhos burocráticos.

Qual a base do Estado Racional-legal?

Quando a este modelo fundem-se algumas bases legais e democráticas, teremos, então, o Estado Democrático de Direito. Contudo, em Weber, trata-se da dominação baseada na lei, na dominação legal ou estatutária (também chamada de dominação legal/racional): Dominação legal em virtude de estatuto.

O que é a burocracia para Weber?

Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.

Qual a base do Estado racional-legal?

Quando a este modelo fundem-se algumas bases legais e democráticas, teremos, então, o Estado Democrático de Direito. Contudo, em Weber, trata-se da dominação baseada na lei, na dominação legal ou estatutária (também chamada de dominação legal/racional): Dominação legal em virtude de estatuto.

O que é dominação quais são os tipos de dominação e explique cada um?

Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.

Qual o tipo de dominação legal?

  • Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação.

Qual o tipo de dominação tradicional?

  • Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.

Qual a relação entre dominador e dominador?

  • É aquela devida ao apreço puramente dito, à admiração pessoal ao dominador e a seu carisma, ou seja, suas qualidades, seus poderes. Os tipos mais puros são com o dominador na posição de profeta, herói guerreiro ou demagogo.

Qual a legitimidade e a legalidade?

  • [3] Legitimidade e legalidade são conceitos essenciais para o estudo do poder, neste caso nos interessa a legitimidade, que é sobre o que Weber disserta. Legitimidade é o fundamento do poder numa determinada sociedade, é o valor que leva as pessoas a aceitarem a obediência a algo, que diz se um comando deve ou não ser obedecido [4].