:

O que significa meningite asséptica?

Índice:

  1. O que significa meningite asséptica?
  2. O que causa a meningite asséptica?
  3. Qual a diferença entre meningite e encefalite?
  4. Como se contrai a meningite?
  5. Quais as sequelas que a meningite pode deixar?
  6. Por que as meningites virais são também nomeadas de meningite asséptica?
  7. O que causa meningite não infecciosa?
  8. O que pode causar rigidez na nuca?
  9. Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?
  10. Qual exame detecta encefalite?
  11. Como é o diagnóstico da meningite?
  12. Qual o tipo de meningite causada por vírus?
  13. Por que a meningite é endêmica?
  14. Qual a causa da meningite bacteriana aguda?

O que significa meningite asséptica?

A meningite asséptica (MA) é uma entidade anatomoclínica aguda, benigna, de ocor- rência rara na população geral, com manifestações clínicas variáveis e ausência de patógenos identificáveis no líquido cefalorraquidiano.

O que causa a meningite asséptica?

Causas. Os vírus mais comumente associados com meningite são: Enterovírus: Coxsackie, Echovirus e Poliovírus. Herpesvirus: Herpes simplex virus 1 e 2, Varicela-zóster e Epstein-Barr virus.

Qual a diferença entre meningite e encefalite?

Meningite é uma inflamação das três membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). Encefalite é uma inflamação do cérebro. Meningoencefalite é uma inflamação do cérebro e das meninges. São doenças causadas por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.

Como se contrai a meningite?

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.

Quais as sequelas que a meningite pode deixar?

A meningite pode causar vários tipos de sequelas, que atingem, tanto a capacidade física, quanto intelectual e psicológica, sendo comum surgir falta de equilíbrio, perdas de memória e problemas de visão.

Por que as meningites virais são também nomeadas de meningite asséptica?

A meningite asséptica se refere à meningite causada por alguma coisa que não sejam bactérias que geralmente causam a meningite. Assim, a meningite asséptica pode incluir meningite causada por medicamentos, doenças que não são infecções ou outros organismos (tais como bactérias que causam a doença de Lyme ou sífilis).

O que causa meningite não infecciosa?

Causas de meningite não infecciosa Tais distúrbios incluem artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (lúpus). Os medicamentos que podem causar meningite não infecciosa incluem medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e certos antibióticos.

O que pode causar rigidez na nuca?

A rigidez na nuca pode ser causada por um problema muscular, como espasmo do músculo cervical que acontece depois de um entorse. Isso pode acontecer em decorrência de exercício físico praticado de forma incorreta ou mesmo posição incorreta na cama durante o sono, como travesseiro não adequado.

Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Qual exame detecta encefalite?

Geralmente, é realizado um exame de ressonância magnética (RM) e punção lombar. Às vezes, a RM pode detectar anormalidades em certas áreas do cérebro. Essas anormalidades podem ajudar a confirmar o diagnóstico de encefalite e/ou sugerir qual vírus está causando a encefalite.

Como é o diagnóstico da meningite?

  • O diagnóstico da meningite é principalmente por análise do líquor. Como a meningite pode ser grave e punção lombar é um procedimento seguro, a punção lombar geralmente deve ser feita se houver qualquer suspeita de meningite. Resultados do líquor tendem a se diferenciar pelo tipo de meningite, mas podem se sobrepor.

Qual o tipo de meningite causada por vírus?

  • Nas meningites causadas por vírus, geralmente a evolução é mais branda e o prognótico da doença é menos grave que na meningite bacteriana. O termo “sorogrupo” diz respeito a classificação da bactéria Neisseria meningitidis (também chamada de meningococo) que causa a doença meningocócica.

Por que a meningite é endêmica?

  • No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Qual a causa da meningite bacteriana aguda?

  • Meningite bacteriana aguda é particularmente grave e rapidamente progressiva. Em geral, as meningites virais e não infecciosas são autolimitadas. Meningites subagudas e crônicas geralmente seguem um curso mais indolente do que outras meningites, mas determinar a causa pode ser difícil.