Como se forma a litíase renal?
Índice:
- Como se forma a litíase renal?
- Qual tamanho de pedra no rim para fazer cirurgia?
- Quais são os tipos de pedras nos rins?
- Qual a prevalência da litíase urinária?
- Qual a diferença entre a doença renal e a Urolitíase?
- Quais são os sintomas da cólica renal?
Como se forma a litíase renal?
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.
Qual tamanho de pedra no rim para fazer cirurgia?
A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.
Quais são os tipos de pedras nos rins?
Existem 4 tipos de pedras nos rins: oxalato de cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina, e cada tipo exige um cuidado diferente na alimentação. No entanto, nem sempre é possível saber o tipo de pedra que se tem, pois para isso é necessário expelir uma pedra pela urina e levá-la para análise laboratorial.
Qual a prevalência da litíase urinária?
- A litíase urinária é uma condição patológica bastante freqüente e cuja incidência varia entre 5 e 15% da população mundial, sendo maior a prevalência nos países do primeiro mundo.
Qual a diferença entre a doença renal e a Urolitíase?
- A litíase renal ou urolitíase pode afetar apenas um rim ( litíase renal à esquerda ou litíase renal à direita) ou então afetar os dois rins ( litíase renal bilateral ou nefrolitíase bilateral ). Esta patologia é uma das doenças mais frequentes do trato urinário, sendo mais comum nos homens e em idades entre os 30 e os 50 anos.
Quais são os sintomas da cólica renal?
- A cólica renal associa-se ainda a uma urgência urinária e a um desconforto na região da bexiga, ambos causados pela passagem do cálculo para a bexiga. Estes sintomas são idênticos aos encontrados na infeção urinária.