:

O que é a terapia lacaniana?

Índice:

  1. O que é a terapia lacaniana?
  2. O que é ser lacaniano Miller?
  3. O que falar quer dizer Dominique?
  4. O que é Parlêtre?
  5. Como funciona a terapia lacaniana?
  6. O que é a terapia cognitiva comportamental?
  7. Quem quiser ser lacaniano que seja?
  8. O que dizer psicanálise?
  9. O que dizer na psicanálise?
  10. Como funciona a terapia freudiana?
  11. Qual a diferença entre a análise lacaniana e a simbólica?
  12. Qual a ideia da psicanálise lacaniana?
  13. Qual é a psicanálise de Lacan?
  14. Qual a importância da linguística na terapia lacaniana?

O que é a terapia lacaniana?

No mundo da psicologia, existem diversas áreas e abordagens. Uma delas é a terapia lacaniana, baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. Assim, para a psicanálise lacaniana, é fundamental não influenciar naquilo que o inconsciente do paciente deseja falar.

O que é ser lacaniano Miller?

Em segundo lugar, ser lacaniano era tomar como conceito fundamental não o ego mas o inconsciente. ... Pode-se dizer que lacaniano, a esse respeito, era visar, no indivíduo que se apresenta como paciente, lidar, visar o sujeito nele, isto é, uma variável determinada pelo significante.

O que falar quer dizer Dominique?

Dominique: Significa "a que pertence ao Senhor", "aquela que pertence à Deus". Dominique é uma variante francesa de Domingas, versão feminina de Domingos, que surgiu através do latim Dominicius​, que significa literalmente "pertencente ao Senhor".

O que é Parlêtre?

O parlêtre é outra designação do inconsciente (LACAN,1975/1994, p. 11). Podemos ainda abordar essa distinção entre o sujeito e o parlêtre a partir de uma outra perspectiva, a do estatuto do sintoma.

Como funciona a terapia lacaniana?

A análise lacaniana é baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. ... O tratamento se torna menos rígido, focando no desejo e no sofrimento do analisando.

O que é a terapia cognitiva comportamental?

O que é e para que serve a terapia cognitivo-comportamental? É um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente identificando nele padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, têm influência negativa em seus comportamentos e suas emoções.

Quem quiser ser lacaniano que seja?

Frase de Jacques LacanQuem quiser ser lacaniano que seja. Eu sou freudiano.” “Proponho que a única coisa da qual se possa ser culpado, pelo menos na perspectiva analítica, é de ter cedido de seu desejo.” ... Biografia: Jacques-Marie Émile Lacan foi um psicanalista francês.

O que dizer psicanálise?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. ... A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (18).

O que dizer na psicanálise?

O que falar? Regra fundamental da psicanálise: o paciente deve falar o que vier à cabeça, sem pré-julgamentos. ... É preciso que o paciente fale para que a mensagem trazida pelo sintoma possa ser decifrada, assim, o psicanalista não ataca o sintoma, mas sim busca entender suas causas.

Como funciona a terapia freudiana?

A psicanálise é uma das formas mais antigas de terapia e foi criada originalmente por Sigmund Freud. É uma terapia baseada na conversa que tem como meta trazer pensamentos e sentimentos do inconsciente para o consciente. É um dos tipos de terapia mais comuns.

Qual a diferença entre a análise lacaniana e a simbólica?

  • Na primeira delas, entre as décadas de 19, a análise lacaniana era mais voltada aos conceitos de imaginário e simbólico.

Qual a ideia da psicanálise lacaniana?

  • Assim, para a psicanálise lacaniana, é a partir da palavra que o inconsciente "toma forma". A ideia é que, por meio do processo analítico, "surja" o sujeito do desejo, o sujeito desejante; menos alienado e mais apropriado de seu desejo. O lugar de fala é do paciente (analisando).

Qual é a psicanálise de Lacan?

  • Jacques Lacan, como um proeminente terapeuta, fez vários questionamentos pertinentes a respeito do seu trabalho com a mente humana. Por esse motivo, não é nada absurdo falar a respeito da Psicanálise de Lacan como um estudo a parte das demais modalidades de terapia que exploramos por aqui.

Qual a importância da linguística na terapia lacaniana?

  • A presença de conceitos da linguística são constantes na terapia lacaniana. Na mesma época que Lacan investigava o ato falho de Freud, o linguista russo Roman Jakobson afirmava que a linguagem era uma fonte com grande potencial criativo. Fazendo pequenas trocas de fonemas em uma palavra, é possível mudar todo o sentido de uma frase.