:

O que é a patela alta?

Índice:

  1. O que é a patela alta?
  2. O que é Retinaculo patelar?
  3. O que é patela Medializada?
  4. Quais músculos precisam estar bem equilibrados para que a patela se posicione corretamente?
  5. O que é a síndrome patelofemoral?
  6. O que fazer com patela alta?
  7. Quais as origens dos Retináculos patelares medial e lateral?
  8. O que é o vasto medial?
  9. Qual a causa da dor na patela?
  10. Qual a causa da tendinite patelar?
  11. Qual a anatomia do tendão patelar?
  12. Quais são os sintomas da condromalácia patelar?

O que é a patela alta?

Causas da Luxação Patelar A chamada "patela alta" é uma das principais causas de luxação da articulação femuropatelar (entre a patela e o fêmur), já que permite que a patela tenha uma maior mobilidade acima da tróclea, que controla o curso da patela.

O que é Retinaculo patelar?

O retináculo patelar é um importante estabilizador da articulação patelofemoral, principalmente seus componentes medial e lateral. O retináculo lateral é constituído pelas camadas superficial oblíqua e a transversa profunda.

O que é patela Medializada?

No plano sagital, a patela sofre uma flexão de 65 a 75 graus, que ocorre depois da flexão da tíbia. A partir de 90 graus de flexão no plano frontal, a patela não só está sendo medializada, como também sofre uma lateralização quando o joelho estiver em flexão completa (15,14).

Quais músculos precisam estar bem equilibrados para que a patela se posicione corretamente?

A estabilização patelar é obtida através do equilíbrio entre as porções medial e lateral do músculo quadríceps, de maneira que os vetores de força de ambos os músculos sejam anulados e mantenham a centralidade da patela.

O que é a síndrome patelofemoral?

Articulação patelofemoral A patela é o osso arredondado localizado na parte da frente do joelho, cuja função principal é atuar como uma roldana, potencializando a força dos músculos da parte anterior da coxa para estender o joelho.

O que fazer com patela alta?

Existem técnicas cirúrgicas para o abaixamento patelar em casos de patela alta. A sua indicação, porém, deve ser feita após cuidadosa avaliação clínica a fim de analisar se a patela alta está causando algum tipo de problema ou comprometimento funcional. O melhor a fazer é procurar um ortopedista de sua confiança.

Quais as origens dos Retináculos patelares medial e lateral?

É um forte feixe ligamentoso, achatado, com cerca de 8 cm de comprimento. O ligamento patelar é o ligamento anterior da articulação odo joelho, ele se funde com os retináculos medial e lateral da patela, que são expansões aponeuróticas dos músculos vasto medial e lateral e da fáscia profunda suprajacente.

O que é o vasto medial?

O músculo vasto medial é dividido em duas porções, uma proximal: vasto medial longo e outra distal: vasto medial oblíquo. Sua funções principais são: estabilização medial da patela, extensão da perna e flexão da coxa.

Qual a causa da dor na patela?

  • Qual a causa da dor na condromalácia patelar? A patela está naturalmente exposta a elevadas forças de compressão, de forma que a sobrecarga da articulação é a principal causa para a dor. Lesões na cartilagem da patela são extremamente comuns, mas nem sempre causam dor, de forma que outras explicações para a dor devem ser buscadas.

Qual a causa da tendinite patelar?

  • Tendinite patelar é uma inflamação no tendão que liga a patela (rótula) à tíbia. Conheça os principais sintomas e causas da tendinite patelar.

Qual a anatomia do tendão patelar?

  • Anatomia do Tendão Patelar. O tendão patelar é uma estrutura fibrosa, muito forte que conecta a parte final da patela, que chamamos de polo inferior da patela a uma proeminência óssea localizada no início da tíbia, chamada de tuberosidade tibial anterior. O tendão patelar é envolvido por uma membrana bem fininha chamada de peri-tendão, ...

Quais são os sintomas da condromalácia patelar?

  • Sintomas Sintomas de Condromalácia patelar O principal sintoma da condromalácia patelar é uma dor frequente na parte da frente do joelho que pode ser agravada por alguns movimentos, como subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar, sentar com o joelho dobrado ou permanecer sentado por longos períodos de tempo.