:

O que é hipertrofia de adenoides?

Índice:

  1. O que é hipertrofia de adenoides?
  2. Qual médico cuida da adenoide?
  3. Como fazer o diagnóstico da hipertrofia das adenoides e das adenoidites?
  4. Por que a Adenoide é uma doença?
  5. Como é feita a adenoidectomia?
  6. Qual a causa da hipertrofia?

O que é hipertrofia de adenoides?

Hipertrofia da adenoide (carne esponjosa) Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.

Qual médico cuida da adenoide?

A cirurgia de adenoide, ou conhecida também como adenoidectomia, é recomendada por um profissional da área, especialista em ouvido, garganta e nariz, o otorrinolaringologista.

Como fazer o diagnóstico da hipertrofia das adenoides e das adenoidites?

  • O diagnóstico da hipertrofia das adenoides e das adenoidites é feito a partir dos sinais e sintomas da doença e de exames como endoscopia nasal e radiografias, que podem ajudar a esclarecer o problema à medida que permitem avaliar a gravidade da obstrução que a hipertrofia das adenoides impõe à passagem de ar pela rinofaringe.

Por que a Adenoide é uma doença?

  • Como acabamos de explicar, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim uma glândula que todo ser humano possui durante a infância. Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”.

Como é feita a adenoidectomia?

  • A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e curta, mas é feita sob anestesia geral. O procedimento é feito pelo medico otorrinolaringologista.

Qual a causa da hipertrofia?

  • Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares.. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura (hipertrofia muscular). Pode ser provocada por fatores biológicos, como: o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez e etc.