:

Qual a definição de governança?

Índice:

  1. Qual a definição de governança?
  2. Qual é a definição de governança corporativa?
  3. Para que serve a governança?
  4. O que é governança no banco?
  5. Qual a origem do termo governança?
  6. Quais os tipos de governança?
  7. Qual é o objetivo da governança corporativa?
  8. Qual é o papel da governança corporativa?
  9. Como funciona a hierarquia do Banco do Brasil?
  10. Quais são os pilares que orientam o programa de compliance do BB?
  11. Qual o conceito de governança?
  12. Qual o problema com a palavra governança?
  13. Qual o significado do governo?
  14. Qual a definição da governança corporativa?

Qual a definição de governança?

Dentro da gestão pública, a governança pode ser vista como um conjunto de ações que definem as responsabilidades e ajudam a desenhar os processos para tomadas de decisão. A governança é exercer autoridade e governar.

Qual é a definição de governança corporativa?

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Para que serve a governança?

Além de promover as melhores práticas de gestão empresarial e otimizar processos, a governança ajuda a facilitar o relacionamento com investidores, qualificar a percepção do mercado e aumentar o controle interno.

O que é governança no banco?

O Código de Governança Corporativa é o documento que consolida as práticas e princípios adotados pelo Banco relativamente aos aspectos de controle e direção, incluindo as formas e esferas de seu exercício, bem como os interesses de natureza empresarial que envolvem o relacionamento entre acionistas, Conselho de ...

Qual a origem do termo governança?

A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.

Quais os tipos de governança?

Conheça os 3 principais tipos de Governança

  1. Governança Corporativa. ...
  2. Governança Tributária. ...
  3. Governança de Obrigações Acessórias.

Qual é o objetivo da governança corporativa?

Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre ...

Qual é o papel da governança corporativa?

A governança corporativa é o termo utilizado para representar o conjunto de normas, regras, condutas, processos e costumes norteadores da organização de uma empresa. O objetivo é propiciar uma condução mais assertiva dos negócios e oferecer uma estrutura corporativa sólida e ordenada.

Como funciona a hierarquia do Banco do Brasil?

A estrutura organizacional do BB contempla a Assembleia Geral, o Conselho de Administração – assessorado pelo Comitê de Auditoria, Auditoria Interna, Diretoria Executiva, composta pelo Conselho Diretor (Presidente e nove Vice-Presidentes) e pelos 27 Diretores Estatutários. Há ainda um Conselho Fiscal permanente.

Quais são os pilares que orientam o programa de compliance do BB?

O Programa se apoia em pilares que têm como objetivo prevenir, detectar e corrigir práticas inadequadas em atividades operacionais e de negócios da instituição. A cultura de controles internos e compliance, os princípios éticos e as boas práticas de governança corporativa são a base de sustentação desses pilares.

Qual o conceito de governança?

  • Como bem salienta Santos (1997, p. 341) “o conceito (de governança) não se restringe, contudo, aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, tampouco ao funcionamento eficaz do aparelho de Estado”. Dessa forma, a governança refere- se a “padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que ...

Qual o problema com a palavra governança?

  • Um dos sérios problemas da análise científica é a imprecisão dos conceitos. Com a palavra governança parece estar acontecendo um movimento de uso amplo da expressão, sem que sua utilização esteja cercada do cuidado analítico que requer. É preciso, portanto, precisar o seu significado no contexto em que é aplicado.

Qual o significado do governo?

  • Governo é um substantivo. Governar significa “deter uma posição de força a partir da qual seja possível desempenhar uma função imediatamente associada ao poder de decidir e implementar decisões ou, ainda, de comandar e mandar nas pessoas” (Nogueira, 2001, p. 99).

Qual a definição da governança corporativa?

  • 1Cf. o site http://www.ibgc.org.br. 2É importante observar que a governança corporativa é também um meio e processo capaz de produzir resultados eficazesna gestão das empresas, coincidindo com a definição geral apresentada a seguir. meios/processos (no caso da governança).