:

O que significa garantia contra defeitos de fabricação?

Índice:

  1. O que significa garantia contra defeitos de fabricação?
  2. O que são defeitos de fabricação?
  3. O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre garantia?
  4. Quantos dias tem garantia pela loja?
  5. Quais são os direitos do consumidor se houver defeito no produto ou serviço?
  6. Qual a diferença entre vício é defeito?
  7. O que é vício oculto de produto durável e qual o prazo de reclamação?
  8. Qual o direito do consumidor quando o produto com defeito?
  9. Qual o prazo de garantia para bens duráveis?
  10. Qual o prazo de Garantia do defeito?
  11. Qual a garantia de um novo produto?
  12. Qual o prazo de garantia de uma mercadoria?
  13. Como solicitar um serviço dentro do período de garantia?

O que significa garantia contra defeitos de fabricação?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

O que são defeitos de fabricação?

São problemas que interferem diretamente no funcionamento, tais como, o produto não ligar ou o motor estar quebrado.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre garantia?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90 o prazo obrigatório de garantia é de 30 (trinta) dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável e 90 (noventa) dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável.

Quantos dias tem garantia pela loja?

O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Quais são os direitos do consumidor se houver defeito no produto ou serviço?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. Nos casos em que o defeito do produto não foi reparado, o CDC prevê a substituição por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso. ...

Qual a diferença entre vício é defeito?

Temos, então, que o vício pertence ao próprio produto ou serviço, jamais atingindo a pessoa do consumidor ou outros bens seus. O defeito vai além do produto ou do serviço para atingir o consumidor em seu patrimônio jurídico mais amplo (seja moral, material, estético ou da imagem).

O que é vício oculto de produto durável e qual o prazo de reclamação?

Os bens de consumo possuem uma durabilidade prevista e qualquer inadequação ocorrida dentro da vida útil do produto ou da legitimidade esperada recebe a proteção da legislação consumerista. Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta que correm os prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art.

Qual o direito do consumidor quando o produto com defeito?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. Nos casos em que o defeito do produto não foi reparado, o CDC prevê a substituição por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso. ...

Qual o prazo de garantia para bens duráveis?

O PL 1.750/2019 altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), estabelecendo o período de 60 dias de garantia para bens duráveis e de 30 dias para bens não duráveisprazo que deverá ser contado após o término da garantia estipulada pelo fornecedor.

Qual o prazo de Garantia do defeito?

  • Porém, se o defeito não for tão perceptível e aparecer só depois de um tempo, você terá o prazo da garantia legal, contado a partir do momento em que o defeito é constatado, para exigir uma das alternativas previstas no CDC.

Qual a garantia de um novo produto?

  • Ao comprar um novo produto, possivelmente, você já deve ter se questionado se aquele item tem garantia. Não precisa quebrar muito a cabeça, a resposta é simples: o direito existe. Há pelo menos três modalidades de garantia que asseguram a qualidade, eficiência e durabilidade do produto, a legal, a contratual e a estendida.

Qual o prazo de garantia de uma mercadoria?

  • Já se o produto estiver dentro da garantia contratual, o prazo continua o mesmo. Ou seja, se uma mercadoria com garantia de um ano apresentou defeito aos sete meses de uso e retornou para você em um mês, restará apenas quatro meses de seguro.

Como solicitar um serviço dentro do período de garantia?

  • Antes de receber um serviço dentro do período de garantia, a Apple ou seus representantes poderão solicitar ao Cliente que forneça os detalhes do comprovante de compra, responda às perguntas formuladas para auxiliar no diagnóstico de possíveis problemas e siga os procedimentos da Apple para obter o serviço dentro do período de garantia.