:

O que é morfologia no fígado?

Índice:

  1. O que é morfologia no fígado?
  2. O que quer dizer fígado com dimensões aumentadas?
  3. Qual é o tamanho do fígado?
  4. O que significa fígado tópico?
  5. O que é esteatose hepática grau 2?
  6. Quando o fígado está inchado o que pode ser?
  7. Por que o fígado é importante?
  8. Qual a causa da inflamação do fígado?
  9. Qual a superfície do fígado?
  10. Qual o tratamento para a doença do fígado?

O que é morfologia no fígado?

O fígado encontra-se aumentado de volume, com cápsula discretamente rugosa e transparente deixando ver superfície parda-amarelada, e com consistência amolecida.

O que quer dizer fígado com dimensões aumentadas?

Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

Qual é o tamanho do fígado?

As medidas não devem ultrapassar 15 cm para o lobo direito e 10 cm para o lobo esquerdo (Figura 2).

O que significa fígado tópico?

O fígado gorduroso pode ou não apresentar inflamação. A inflamação do fígado devido a fígado gorduroso é chamada esteato-hepatite. A inflamação pode evoluir para cicatrização (fibrose). A fibrose frequentemente evolui para cirrose (cicatrização que distorce a estrutura do fígado e compromete a sua função).

O que é esteatose hepática grau 2?

Grau 1 ou leve: quando há pequeno acúmulo de gordura. Grau 2: quando há um acúmulo moderado de gordura no fígado. Grau 3: quando ocorre grande acúmulo de gordura no fígado.

Quando o fígado está inchado o que pode ser?

O fígado inchado, também conhecido por hepatomegalia, é caracterizado pelo aumento do tamanho do fígado, de forma que pode ser palpado abaixo da costela no lado direito. Esse aumento pode acontecer devido a diversas situações, como cirrose, gordura no fígado e insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo.

Por que o fígado é importante?

  • Segundo maior órgão do corpo, o fígado é responsável por sintetizar o colesterol, desintoxicar o organismo, emulsificar gorduras, armazenar algumas vitaminas, entre outras funções. Por ser tão importante, é preciso ficar de olho: qualquer problema deve ser investigado pelo médico.

Qual a causa da inflamação do fígado?

  • Pode ser uma situação simples, que não causa lesão do fígado, ou pode evoluir para inflamação do tecido deste órgão, como acontece com a cirrose. A maioria dos doentes não apresenta sintomas. Por vezes, pode surgir cansaço e dor ou desconforto no quadrante superior direito do abdómen.

Qual a superfície do fígado?

  • As duas maiores superfícies do fígado são a superfície diafragmática e a superfície visceral. A última é recoberta por peritônio, exceto na região porta hepatis e o leito da vesícula biliar.

Qual o tratamento para a doença do fígado?

  • O tratamento a ser feito depende das causas da doença, mas os casos mais leves são tratados apenas com alterações na dieta. No entanto, nas situações de maior gravidade, podem ser necessários remédios para diminuir a inflamação, o colesterol, a glicemia e outros fatores que afetam o fígado.