:

O que significa o sistema Rh D positivo?

Índice:

  1. O que significa o sistema Rh D positivo?
  2. O que é D fraco positivo?
  3. Por que certos portadores do fator Rh positivo podem se comportar como Rh negativo após exposição com o antígeno D?
  4. Quando a mãe e Rh positivo e O Pai negativo?
  5. Quando a mãe e Rh positivo e O bebê Rh negativo?

O que significa o sistema Rh D positivo?

Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).

O que é D fraco positivo?

D fraco (antigo DU) O D fraco é uma variante do RhD em que a expressão do antígeno D (quantidade) encontra-se diminuída na superfície das hemácias. Pelo menos 147 tipos de D fraco são conhecidos até o momento. Dependendo do tipo de antígeno presente, o paciente será classificado como D+ ou D-.

Por que certos portadores do fator Rh positivo podem se comportar como Rh negativo após exposição com o antígeno D?

A ocorrência de aloimunização se deve à falta de alguns epítopos do antígeno D em decorrência de variantes alélicas secundárias a mutações de ponto ou a conversões gênicas.

Quando a mãe e Rh positivo e O Pai negativo?

O principal risco do Rh negativo da mãe e positivo do bebê é a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, que é mais frequente de acontecer a partir da segunda gestação.

Quando a mãe e Rh positivo e O bebê Rh negativo?

Neste caso, o corpo da mãe vai considerar o bebê como um “invasor” e vai produzir anticorpos contra o Rh positivo do filho. Quando isso ocorre, o bebê pode desenvolver uma doença chamada eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica.