:

O que é uma contratação correlata?

Índice:

  1. O que é uma contratação correlata?
  2. Quais são os critérios de sustentabilidade?
  3. Como é feita a comprovação de que os bens fornecidos cumprem com os critérios de sustentabilidade exigidos no edital?
  4. O que é compras públicas sustentáveis?
  5. Qual é a definição de serviços de natureza contínua?
  6. Como funciona o pagamento pelo fato gerador?
  7. Quais critérios podem ser utilizados para classificar uma ação ou estratégia como sustentável?
  8. Como funciona a licitação sustentável?
  9. Para que podemos utilizar os critérios ambientais?
  10. Quais critérios ambientais e sociais econômicos podem estar previstos em edital para que uma licitação possa ser considerada sustentável?
  11. Qual a finalidade da sustentabilidade?
  12. Qual a visão sobre a sustentabilidade?
  13. Qual o objetivo da sustentabilidade ambiental?
  14. Como reforçar o conceito de sustentabilidade?

O que é uma contratação correlata?

Contratações correlatas são aquelas que guardam relação com o objeto principal, interligando-se a essa prestação do serviço, mas que não precisam, necessariamente, ser adquiridas para a completa prestação do objeto principal.

Quais são os critérios de sustentabilidade?

1- Critérios da sustentabilidade: LEED

  • Eficiência de uso de água;
  • Eficiência energética;
  • Materiais e recursos;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Inovação e processo.

Como é feita a comprovação de que os bens fornecidos cumprem com os critérios de sustentabilidade exigidos no edital?

b) A comprovação dos critérios de sustentabilidade contidos no instrumento convocatório poderá ser feita mediante certificação emitida por instituição pública oficial, ou por instituição acreditada, ou por qualquer outro meio definido no instrumento convocatório (nos termos do art.

O que é compras públicas sustentáveis?

Em síntese, as compras públicas sustentáveis podem ser vistas como uma ferramenta que, potencialmente, permite promover políticas ambientais e sociais – principalmente ao se considerar a escala das compras governamentais e o efeito cascata que estas produzem sobre a economia e a sociedade, o que multiplica ...

Qual é a definição de serviços de natureza contínua?

Serviços de natureza contínua são serviços auxiliares e necessários à Administração, no desempenho de suas atribuições, que se interrompidos podem comprometer a continuidade de suas atividades e cuja contratação deva estender-se por mais de um exercício financeiro.

Como funciona o pagamento pelo fato gerador?

XIV – PAGAMENTO PELO FATO GERADOR: situação de fato ou conjunto de fatos, prevista na lei ou contrato, necessária e suficiente a sua materialização, que gera obrigação de pagamento do contratante à contratada.

Quais critérios podem ser utilizados para classificar uma ação ou estratégia como sustentável?

O que um projeto deve ter para ser considerado sustentável?

  1. Otimizar o potencial do local. ...
  2. Otimizar o uso de energia. ...
  3. Proteger e conservar a água. ...
  4. Otimizar o espaço de construção e uso de materiais. ...
  5. Melhorar a qualidade ambiental interior. ...
  6. Otimizar práticas operacionais e de manutenção.

Como funciona a licitação sustentável?

3o da Lei No 8.666/1993 diz que Licitação Sustentável é aquela que destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção dentre as propostas apresentadas, a que seja mais vantajosa para a administração pública e para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

Para que podemos utilizar os critérios ambientais?

Os critérios ambientais podem ser utilizados para regionalizar e identificar espacialmente as semelhanças e as desigualdades no uso de recursos naturais, nos impactos ambientais e na vulnerabilidade ambiental entre diferentes regiões.

Quais critérios ambientais e sociais econômicos podem estar previstos em edital para que uma licitação possa ser considerada sustentável?

As características a serem buscadas nos produtos e serviços contratados pela Administração, com a preocupação da sustentabilidade ambiental, são as seguintes: Menor utilização de recursos naturais em seus processos produtivos; Menor presença de materiais perigosos ou tóxicos; Maior vida útil; Possibilidade de ...

Qual a finalidade da sustentabilidade?

  • A sustentabilidade prevê não apenas a preservação ambiental e bem-estar da sociedade, mas também o desenvolvimento econômico. Ou seja, para que isso ocorra as empresas precisam continuar a gerar lucros. No entanto, a obtenção do resultado econômico positivo não deve estar alinhado com métodos e estratégias que devastem o meio ambiente.

Qual a visão sobre a sustentabilidade?

  • A partir das conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo (1972) e no Rio (1992), introduziu-se a visão de que a sustentabilidade deve incluir a questão social, promovendo e garantido a qualidade de vida das gerações atual e futuras.

Qual o objetivo da sustentabilidade ambiental?

  • Importante notar que, para que a sustentabilidade ambiental seja efetivada, as pessoas devem estar em harmonia com o meio ambiente, para obterem melhoria na qualidade de vida. O objetivo da sustentabilidade ambiental é que os interesses das gerações futuras não estejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual.

Como reforçar o conceito de sustentabilidade?

  • Também é importante mencionar que o relatório reforça a dimensão social dentro do conceito de sustentabilidade. Faz isso ao afirmar que os problemas ambientais decorrem, em grande parte, em razão da pobreza, tornando-se premente a redução das desigualdades entre as nações.