:

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?

Índice:

  1. O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?
  2. O que é extinto o processo por inexistência de bens penhoráveis?
  3. O que fazer quando o juiz extingue a execução?
  4. Quando o réu não tem bens?
  5. O que o oficial de Justiça pode penhorar?
  6. Quando não se encontra bens do executado o processo é automaticamente extinto ou suspenso?
  7. O que fazer quando não há bens a penhorar?
  8. O que significa extinta a execução ou o cumprimento da sentença por extinção total da dívida obtida pelo executado?
  9. Como executar sentença de processo extinto?
  10. Quais são os bens passíveis de penhora?
  11. Como fazer o seu processo extinto?
  12. Quais são as exceções da penhora de bens de família?
  13. Qual a razão para a extinção do processo?

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?

Desta forma, se o devedor não indicar onde estão seus bens e posteriormente o credor vier a localizá-los restou configurado o ato atentatório à dignidade da justiça e deverá o juiz aplicar a pena de multa em montante correspondente a até 20% sobre o débito atualizado.

O que é extinto o processo por inexistência de bens penhoráveis?

Indica que o processo foi encerrado, porque não foram encontrados bens do devedor que pudessem ser apreendidos para pagar a dívida.

O que fazer quando o juiz extingue a execução?

Não se trata de uma sentença de mérito, mas uma sentença em que o juiz limita-se a declarar extinta a execução. O recurso cabível contra o ato judicial que declara extinta a execução é a apelação, ante a natureza sentencial desse ato.

Quando o réu não tem bens?

Não encontrando nenhum bem, o devedor poderá, a requerimento do credor, ser declarado insolvente. Segundo o Código de Processo Civil, a insolvência se caracteriza toda vez que as dívidas excederem a importância dos bens do devedor.

O que o oficial de Justiça pode penhorar?

Pode-se penhorar parte desses valores ganhos, como salários, vencimentos, subsídios, soldos, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios caso o valor recebido exceda a sua necessidade de subsistência ou em situações em execuções de alimentos.

Quando não se encontra bens do executado o processo é automaticamente extinto ou suspenso?

A falta de bens não produzirá a extinção, mas a suspensão da extinção até que eles sejam detectados. Na falta de bens, o processo é suspenso por um prazo de um ano, enquanto isso, não tem início o prazo de prescrição intercorrente.

O que fazer quando não há bens a penhorar?

Mais bem especificando, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de um ano quando o executado não possuir bens penhoráveis. Se, nesse entretempo, não forem localizados bens penhoráveis, começa a fluir o prazo prescricional que seja aplicável à espécie do débito em questão (NUNES; NÓBREGA, 2017).

O que significa extinta a execução ou o cumprimento da sentença por extinção total da dívida obtida pelo executado?

O dispositivo estabelece que a execução se extingue quando se extingue a dívida exequenda. Em outras palavras, a execução extingue-se quando acolhido o pedido do exequente. O que pretende o exequente é a satisfação do seu crédito, que, quando ocorre, autoriza a extinção da respectiva execução (CPC, art. 924, II, CPC).

Como executar sentença de processo extinto?

Não se trata de uma sentença de mérito, mas uma sentença em que o juiz limita-se a declarar extinta a execução. O recurso cabível contra o ato judicial que declara extinta a execução é a apelação, ante a natureza sentencial desse ato.

Quais são os bens passíveis de penhora?

  • Os móveis, pertences e utilidades domésticas que se encontram na residência do executado e possuem elevado valor são passíveis de penhora. Nesse caso, entram bens como lustres e tapetes. O CPC de 1973 era considerado taxativo, ou seja, tudo o que constava no rol do artigo 649 era ABSOLUTAMENTE impenhorável.

Como fazer o seu processo extinto?

  • Caso o seu processo tenha sido julgado extinto, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com seu advogado para que ele explique o motivo da extinção e lhe explique os próximos passos, se haverá o cumprimento da sentença, recurso ou mesmo um novo processo no futuro.

Quais são as exceções da penhora de bens de família?

  • Agora vamos entender três exceções a possibilidade de penhora de bens de família: Quando o proprietário oferece o bem de família como garantia em contrato. Nesse caso, é oportuno transcrever o art. 3º da Lei 8.009/90 que traz todas as exceções à impenhorabilidade do bem de família legal:

Qual a razão para a extinção do processo?

  • Na execução, pelo contrário, constatado o descaso prolongado do exequente, alcançado o lapso de prescrição intercorrente, torna-se despicienda qualquer providência ulterior para a imediata extinção do processo (artigo 924, inciso V, do CPC).