:

Como tratar espessamento pleural?

Índice:

  1. Como tratar espessamento pleural?
  2. Como tratar inflamação na pleura?
  3. O que é Pleuro apicais?
  4. Como identificar um derrame pleural na tomografia?
  5. Qual médico cuida da pleura?
  6. Quais são as doenças da pleura?
  7. Como é a dor da pleurite?
  8. O que causa inflamação da pleura?
  9. Que são as pleuras?
  10. O que são doenças pleurais?
  11. Qual é o nome do líquido pleural?
  12. Qual é a função da pleura?
  13. Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?
  14. Qual o sintoma comum do derrame pleural?

Como tratar espessamento pleural?

Se o distúrbio for leve e apenas pequenas partes da pleura forem afetadas, pode não ser necessário um tratamento. Quando uma parte do pulmão fica coberta com fibrose e a respiração é afetada, os médicos podem precisar fazer cirurgia para remover a pleura fibrótica.

Como tratar inflamação na pleura?

Como é feito o tratamento O tratamento para pleurite deve ser indicado pelo pneumologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, para reduzir a dor e aliviar o desconforto.

O que é Pleuro apicais?

Pode ser dividida em pleura visceral, a qual recobre os pulmões e todas as fissuras, e pleura parietal, que recobre a caixa torácica, o diafragma e as cavidades mediastinais.

Como identificar um derrame pleural na tomografia?

Derrame pleural pode também ser estudado na tomografia computadorizada (TC). Nela, a coleção líquida não apresenta atenuação específica que possa distinguir um transudato de um exsudato ou mesmo de um quilotórax; no entanto, no hemotórax, algumas vezes, podemos observar a imagem líquido-líquido (fig. 7).

Qual médico cuida da pleura?

É o pneumologista. Trata-se do profissional cujo foco de atuação é diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que possuam alguma doença que esteja afetando o pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos e, consequentemente, prejudicando o processo de respiração.

Quais são as doenças da pleura?

Existem vários fatores que levam ao derrame pleural.

  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Embolia pulmonar;
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças renais;
  • Doenças hepáticas;
  • Neoplasias (como câncer de pulmão, mama e linfomas).

Como é a dor da pleurite?

O principal sintoma de pleurite viral é dor torácica. Geralmente, a dor é pior ao respirar ou tossir e geralmente é aguda. A pleurodinia epidêmica também causa febre e espasmos musculares no tórax. Geralmente, é feita uma radiografia torácica.

O que causa inflamação da pleura?

Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite. A pleurisia pode acontecer como consequência de outras condições, como a gripe, pneumonia e artrite reumatoide.

Que são as pleuras?

Pleura

  • pleura costal, que cobre as faces internas da parede torácica.
  • pleura mediastinal, que cobre as faces laterais do mediastino.
  • pleura diafragmática, que cobre a face superior do diafragma.
  • cúpula pleural, que recobre o ápice pulmonar.

O que são doenças pleurais?

Em indivíduos sadios existe um fluxo constante de líquido entre essas duas camadas finas, contudo, as doenças pleurais podem causar um acúmulo de líquido entre as pleuras, o chamado derrame pleural. Dentre as causas mais comuns de derrame pleural estão a tuberculose, o câncer e a pneumonia.

Qual é o nome do líquido pleural?

  • Dentro dele encontra-se uma pequeníssima lâmina de líquido, que faz papel de lubrificante, impedindo o atrito entre as duas camadas de pleura quando os pulmões se enchem e quando se esvaziam de ar. Este líquido recebe o óbvio nome de líquido pleural.

Qual é a função da pleura?

  • A pleura é, portanto, uma membrana envoltória intra-torácica, em cujo interior há um espaço laminar , também denominado de cavidade pleural que contém pequena quantidade de líquido lubrificante, secretado pelas túnicas. Esse líquido reduz o atrito entre as túnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respiração.

Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?

  • Para ser detectado pela radiografia simples, o derrame pleural deve ter pelo menos 75 ml de líquido. Quando há dúvidas, uma opção é fazer outra radiografia com o paciente deitado de lado, fazendo com que o líquido escorra ao longo das costelas. Esta técnica permite diagnosticar derrames menores que 50 ml.

Qual o sintoma comum do derrame pleural?

  • Outro sintoma comum do derrame pleural é a dor torácica que costuma ocorrer quando a pleura está irritada. Esta é uma dor em pontada que se agrava toda vez que o paciente respira fundo. Este tipo de dor recebe o nome de dor pleurítica. Muitas vezes há também uma tosse seca irritativa.