Quando usar disjuntor curva B ou C?
Índice:
- Quando usar disjuntor curva B ou C?
- Para que serve o disjuntor curva B?
- O que é disjuntor curva a?
- O que é disjuntor curva BE curva C?
- Qual a curva do disjuntor para chuveiro?
- Onde usar disjuntor de curva C?
- Para que serve as curvas dos disjuntores?
- Pode usar disjuntor curva C em chuveiro?
- O que significa curva ABC nos disjuntores?
- Como ler curva de disjuntor?
- Quais são os disjuntores de curva B?
- Qual a norma que regulamenta as curvas dos disjuntores?
- Quais são os tipos de disjuntor?
- Qual o tempo de abertura de um disjuntor?
Quando usar disjuntor curva B ou C?
B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.
Para que serve o disjuntor curva B?
O disjuntor curva B desarma entre 3 e 5 vezes a corrente nominal (in), ou seja, se você está usando um B2 (curva B, in=2A), ele só desarmará entre 6 e 10A. É recomendado usá-lo em cargas como chuveiro e lâmpadas incandescentes (cargas resistivas) em que a corrente de partida não é tão grande.
O que é disjuntor curva a?
São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. Tomando como exemplo o mesmo disjuntor de 30 A, este atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.
O que é disjuntor curva BE curva C?
A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...
Qual a curva do disjuntor para chuveiro?
Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.
Onde usar disjuntor de curva C?
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Para que serve as curvas dos disjuntores?
A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo. ... Além do período de tempo as curvas de rupturas estipulam o quanto maior essas correntes podem ser em relação as correntes nominais.
Pode usar disjuntor curva C em chuveiro?
Pode sim, sem problemas. 99% dos disjuntores no mercado é curva C, mas se você conseguir encontrar o curva B, use-o somente para o chuveiro, para as tomadas e lâmpadas use mesmo os de curva C.
O que significa curva ABC nos disjuntores?
A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...
Como ler curva de disjuntor?
Curva de disjuntores
- Curva do tipo B. No disjuntor de curva B, a corrente instantânea suportada será de 3 a 5 vezes a corrente nominal, logo, se tivermos um disjuntor de 10A, ele irá suportar uma corrente instantânea de no máximo 50A. ...
- Curva do Tipo C. ...
- Curva do Tipo D.
Quais são os disjuntores de curva B?
- Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Já os de curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.
Qual a norma que regulamenta as curvas dos disjuntores?
- A norma que regulamenta as curvas características dos disjuntores é a norma ABNT NBR NM 60898, os disjuntores para proteção de sobrecorrentes, os utilizados em instalações domésticas por exemplo, possuem basicamente três tipos de curvas. A curva do Tipo B. A curva do Tipo C. A Curva do Tipo D.
Quais são os tipos de disjuntor?
- Temos basicamente 3 tipos de disjuntor: 1 Disjuntor Térmico, 2 Disjuntor Magnético e 3 Disjuntor Termomagnético. More ...
Qual o tempo de abertura de um disjuntor?
- Uma corrente igual a 3 I N é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Assim sendo, o tempo de abertura deve ser maior ou igual a 0,1s. Uma corrente igual a 5 I N é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Neste caso, o disjuntor deve atuar em um tempo menor que 0,1s.