:

Quem os espanhóis escravizaram?

Índice:

  1. Quem os espanhóis escravizaram?
  2. Como a América Espanhola era administrada?
  3. O que defendiam os criollos?
  4. Quais as características das colônias do Sul?
  5. Como os espanhóis escravizaram os indígenas?
  6. Quem trabalhava na Mita?
  7. Como era dividida a sociedade na América Espanhola?
  8. Como era a divisão da sociedade na América Espanhola?
  9. O que são os criollos?
  10. O que San Martin defendia?

Quem os espanhóis escravizaram?

Na América do Sul e em grande parte das Américas do Norte e Central, de colonização espanhola, o modelo de trabalho compulsório escravizou outro atores, desta vez os povos indígenas.

Como a América Espanhola era administrada?

As colônias eram administradas por funcionários nomeados pelo próprio soberano. Vice-Rei: era o cargo mais alto dentro desta estrutura e ocupado por um nobre ou fidalgo diretamente indicado pelo Rei. Possuía autoridade máxima e dele dependiam algumas Capitanias Gerais.

O que defendiam os criollos?

Os criollos, que temiam mais do que tudo as rebeliões populares, tiveram então de organizar sua luta pela independência colonial, ao mesmo tempo em que submetiam as massas populares, garantindo, assim, a manutenção dos seus privilégios.

Quais as características das colônias do Sul?

As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação. O Sul contava com imensa mão de obra escravista.

Como os espanhóis escravizaram os indígenas?

Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.

Quem trabalhava na Mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

Como era dividida a sociedade na América Espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Como era a divisão da sociedade na América Espanhola?

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

O que são os criollos?

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

O que San Martin defendia?

Luta pela independência da América Espanhola Ainda em 1811, San Martín deixou o Exército espanhol e seguiu para Londres onde se encontrou com revolucionários que defendiam a independência da "América Espanhola", como Carlos de Alvear e Matias Zapiola.