:

O que são os corpos dóceis?

Índice:

  1. O que são os corpos dóceis?
  2. O que seria corpos dóceis para Foucault?
  3. Qual o conceito de corpos dóceis importante citado pelo filósofo Michel Foucault no texto?
  4. Porque a escola produz corpos dóceis?
  5. São exemplos de mecanismos disciplinares usados para Docilizar os corpos dos educandos?
  6. O que é a disciplina segundo Foucault e como está afeta os corpos estudantis?
  7. O que é disciplina de acordo com Foucault?
  8. Como o poder disciplinar produz corpos dóceis?
  9. Quais são os mecanismos disciplinares?
  10. Quais são os mecanismos de inserção da disciplina no dia a dia Segundo Michel Foucault?

O que são os corpos dóceis?

O corpo dócil é um corpo útil e disciplinado, acima de tudo, produtivo. Os conventos, exércitos e oficinas são locais antigos de aplicação de métodos disciplinares, mas, no decorrer dos séculos XVII e XVIII, se tornaram “fórmulas gerais de dominação”.

O que seria corpos dóceis para Foucault?

É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. Michel Foucault chamou de disciplina o controle minucioso das operações de corpos, que impõem uma relação de docilidade-utilidade, como pode ser visto em Foucault (2012, p. 133).

Qual o conceito de corpos dóceis importante citado pelo filósofo Michel Foucault no texto?

É importante destacar que para Foucault (2008:119) corpos dóceis são corpos maleáveis e moldáveis, o que significa que, por um lado, a disciplina se submete ao corpo num ganho de força pela sua utilidade; e, por outro lado, perde força pela sua sujeição à obediência política, como explicita o autor "(...)

Porque a escola produz corpos dóceis?

Visando atender uma expectativa social e até mesmo econômica, na escola, já desde a Educação Infantil, há a produção de corpos dóceis, transformando as crianças em seres submissos, moldados e minuciosamente controlados para que se adéquem ao que é esperado pela sociedade e para que se submetam por obediência às ordens ...

São exemplos de mecanismos disciplinares usados para Docilizar os corpos dos educandos?

Outros mecanismos são utilizados para o adestramento do corpo nas escolas, como o controle do tempo, a categorização dos alunos, a sinalização, entre outros. Assim, os mecanismos de docilização dos corpos instauram poderes e saberes cujo objetivo é tornar os corpos hábeis e disciplinados.

O que é a disciplina segundo Foucault e como está afeta os corpos estudantis?

Para tanto, ela se caracteriza por métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo e que realizam a sujeição de suas forças, impondo-lhes uma relação de docilidade/utilidade. A função da disciplina é se apropriar do corpo com a finalidade de aproveitar o máximo de suas potencialidades (FOUCAULT, 1991).

O que é disciplina de acordo com Foucault?

No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.

Como o poder disciplinar produz corpos dóceis?

Como um origami, o poder disciplinar nos dobra até obter a forma que mais lhe apraz. O corpo dócil se faz na união destas duas características: utilidade em termos econômicos e docilidade em termos de obediência política. A fórmula é simples: o corpo dócil é tão obediente quanto produtivo.

Quais são os mecanismos disciplinares?

Os instrumentos da vigilância, da sanção normalizadora e do exame, permitem a realização daquilo a que Michel Foucault chama de grandes funções disciplinares. Essas funções podemos dividir em sua forma de: Distribuição espacial; Controle das atividades; Organização das gêneses; Composição das forças.

Quais são os mecanismos de inserção da disciplina no dia a dia Segundo Michel Foucault?

A disciplina se vale da vigilância como um de seus mecanismos mais eficazes. Foucault mostra que efeitos de poder, tais como o autocontrole dos gestos e atitudes, são produzidos não somente pela violência e pela força, mas sobremaneira pela sensação de estar sendo vigiado.