:

O que quer dizer petição protocolada juntada ciência com renúncia ao prazo?

Índice:

  1. O que quer dizer petição protocolada juntada ciência com renúncia ao prazo?
  2. Quando o INSS renúncia ao prazo?
  3. Como colocar no Eproc ciência com renúncia de prazo?
  4. O que quer dizer decorrido o prazo em um processo?
  5. Como renunciar prazo no Eproc RS?
  6. Por que a renúncia não pode ser presumida?
  7. Quem deve recorrer ao recurso de renúncia?
  8. Por que a renúncia acarreta extinção?

O que quer dizer petição protocolada juntada ciência com renúncia ao prazo?

Portanto, falando de uma petição protocolada juntada ciência com renúncia ao prazo significa que o pedido que foi anexado a um processo foi conhecido pelo juiz que se encarrega do caso e dispensou o prazo dado pela petição, ou seja, realizou em tempo menor do que o tempo provido.

Quando o INSS renúncia ao prazo?

Renúncia do prazo recursal só inicia decadência após ciência das partes, diz STJ. A desistência do recurso ou a renúncia ao prazo recursal constituem atos unilaterais que independem da concordância da parte contrária e têm efeito imediato, ensejando o trânsito em julgado, quando cabível.

Como colocar no Eproc ciência com renúncia de prazo?

Para tanto, acessar o procedimento/processo e clicar em “Movimentar/Peticionar”. Em seguida, escolher o evento “Ciência, com renúncia ao prazo”. O sistema entenderá que o usuário abriu o documento e não deseja respondê-lo por escrito, mas confirmará no processo a leitura e o encerramento da intimação.

O que quer dizer decorrido o prazo em um processo?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

Como renunciar prazo no Eproc RS?

Após clicar em “movimentar/peticionar”, o advogado deverá escolher o evento a ser lançado “Ciência, com renúncia ao prazo”. Nesse caso o advogado não junta nenhuma peça, apenas informa sua renúncia ao prazo, no próprio sistema.

Por que a renúncia não pode ser presumida?

  • Desde já, destacando que esta não pode ser presumida, a renúncia tácita para ter validade e eficácia, deve emergir de dados precisos, unívocos, dessumíveis de um comportamento da parte que demonstre claramente haver renunciado ao exercitamento do direito de recorrer [2].

Quem deve recorrer ao recurso de renúncia?

  • Se o renunciante vier a recorrer, o órgão perante o qual se der a interposição deve indeferir o recurso e, caso lhe dê seguimento, dele não conhecerá o tribunal superior. Na hipótese de o recurso a que se renunciou ser o último que se poderia interpor no processo, a renúncia acarreta a extinção deste” [3].

Por que a renúncia acarreta extinção?

  • Na hipótese de o recurso a que se renunciou ser o último que se poderia interpor no processo, a renúncia acarreta a extinção deste” [3]. Entendi que a renúncia geralmente só se aplica após a decisão.