Como tratar colecistite aguda?
Índice:
- Como tratar colecistite aguda?
- Quais os fatores desencadeantes para colecistite?
- Qual o melhor tratamento para colelitíase e colecistite?
- Qual a causa da colecistite aguda?
- Qual a diferença entre colecistite aguda e crônica?
- Qual o número de pacientes com colecistite aguda?
- Qual a causa principal da colecistite?
Como tratar colecistite aguda?
O tratamento para colecistite geralmente é iniciado com o internamento no hospital para ajudar a controlar a inflamação e aliviar a dor para, em seguida, ser feita a cirurgia de retirada da vesícula. Geralmente, é recomendado que a vesícula seja operada ainda nos primeiros 3 dias do início da inflamação aguda.
Quais os fatores desencadeantes para colecistite?
Os fatores de risco para colecistite são semelhantes àqueles paracolelitíase, como sexo feminino, idade, muitas gestações anteriores eobesidade. A colecistiteaguda é definida pela presença de dor em quadrante superior direito de abdome,febre e leucocitose associadas a inflamação da vesícula biliar.
Qual o melhor tratamento para colelitíase e colecistite?
O tratamento envolve a administração de antibióticos e a colecistectomia. (Ver também Visão geral da função biliar.) A colecistite aguda é a complicação mais comum da colelitíase. Na verdade, ≥ 95% dos pacientes com colecistite aguda têm colelitíase.
Qual a causa da colecistite aguda?
- A colecistite aguda é uma doença comum em emergências em todo o mundo. Na maioria dos casos, é causada pela inflamação da parede da vesícula secundária à impactação de um cálculo no ducto cístico obstruindo-o, o que causa um ataque de dor repentino e muito agudo.
Qual a diferença entre colecistite aguda e crônica?
- De acordo com Adilon Cardoso Filho, gastrocirurgião robótico, a diferença básica entre a colecistite aguda e a crônica é que, no primeiro caso, a dor é intensa e de difícil manejo analgésico; já o quadro crônico ocorre quando esses sintomas se apresentaram anteriormente.
Qual o número de pacientes com colecistite aguda?
- Mas, cerca de 25% dos pacientes com colecistite aguda desenvolve um novo episódio no primeiro ano, número este que aumenta para 60% se alargarmos o período para 6 anos. Por esta razão, muitos médicos recomendam que uma pessoa que tenha uma colecistite deve ser submetida a uma colecistectomia (remoção da vesícula).
Qual a causa principal da colecistite?
- A causa principal da colecistite são os cálculos biliares ou lamas biliares que ficam presas na abertura da vesícula biliar.