O que é carcinoma nodular?
Índice:
- O que é carcinoma nodular?
- O que significa carcinoma basocelular nodular pigmentado?
- O que causa o carcinoma basocelular?
- Qual o tratamento para o carcinoma?
- Qual a diferença entre carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular?
- Onde surge o carcinoma basocelular?
- O que é carcinoma basocelular nodular e Esclerodermiforme?
- Quais são os sintomas do carcinoma basocelular?
- Como se trata a lesão do nódulo?
- Qual o tamanho do nódulo?
- Qual o tratamento mais indicado para carcinoma espinocelular?
O que é carcinoma nodular?
Nodular (cerca de 60% dos carcinomas basocelulares): esses tipos são pequenos, brilhantes, firmes, quase translúcidos a rosa com telangiectasias, normalmente na face. Ulceração e crostas são comuns.
O que significa carcinoma basocelular nodular pigmentado?
O carcinoma basocelular (CBC) é a neoplasia maligna mais comum em humanos e sua incidência vem aumentando nas últimas décadas. O carcinoma basocelular pigmentado é uma variante clínica e histológica do CBC, caracterizada por pigmentação marrom ou preta, compreendendo apenas 6% do total de CBCs.
O que causa o carcinoma basocelular?
A maioria dos cânceres basocelulares e espinocelulares é causada pela exposição à radiação ultravioleta (UV) sem uso de qualquer proteção, bem como a partir de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Os raios UV danificam o DNA do interior das células da pele.
Qual o tratamento para o carcinoma?
Tratamento. Os tratamentos mais utilizados para o carcinoma basocelular são cirurgia, terapia local, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo. A opção depende do tamanho e da localização do tumor.
Qual a diferença entre carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular?
Os cânceres espinocelulares geralmente podem ser removidos completamente ou tratados de outras formas, embora sejam mais propensos a crescerem nas camadas mais profundas da pele e a se disseminar para outros órgãos comparados com os cânceres basocelulares.
Onde surge o carcinoma basocelular?
O carcinoma basocelular surge, geralmente, na superfície da pele que está exposta à luz solar, como a cabeça ou o pescoço.
O que é carcinoma basocelular nodular e Esclerodermiforme?
Introdução. O carcinoma esclerodermiforme é um dos subtipos histológicos do carcinoma basocelular de maior caráter infiltrativo e recidivante, sendo responsável por cerca de 20% dos carcinomas primários e 88% dos tumores recidivantes. O tumor recidivado apresenta pior prognóstico.
Quais são os sintomas do carcinoma basocelular?
- O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e provoca sintomas como mancha ou pequena ferida na pele que não cicatriza. Uma vez que tem elevadas chances de cura, o tratamento deve ser feito assim que for diagnosticado. Saiba mais outros sintomas, quais são os tipos, possíveis...
Como se trata a lesão do nódulo?
- A lesão apresenta uma depressão ao centro que pode virar uma ferida com crosta e sangrar com facilidade. Quando isso acontece, as lesões são difíceis de cicatrizar. O nódulo pode ser translúcido ou de coloração rosa, de aspecto perolado e muitas vezes com pequenos vasos sanguíneos presentes na sua superfície.
Qual o tamanho do nódulo?
- O nódulo pode ser translúcido ou de coloração rosa, de aspecto perolado e muitas vezes com pequenos vasos sanguíneos presentes na sua superfície. O tumor pode levar até 2 anos para atingir meio centímetro de diâmetro.
Qual o tratamento mais indicado para carcinoma espinocelular?
- O tratamento mais indicado para o carcinoma espinocelular, assim como para os outros tipos de câncer de pele, é a cirurgia para retirada do tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção.