:

Como é feita a hidroterapia?

Índice:

  1. Como é feita a hidroterapia?
  2. Para quem é indicado a hidroterapia?
  3. Quais equipamentos usamos nas sessões de hidroterapia?
  4. O que é melhor fisioterapia ou hidroterapia?
  5. Quais são os efeitos da hidroterapia?
  6. Qual a diferença de hidroginástica e hidroterapia?
  7. São efeitos terapêuticos da hidroterapia?
  8. São equipamentos que podem ser utilizados para o auxílio das técnicas Hidroterapeuticas?
  9. Quais são as propriedades da água utilizadas na hidroterapia?
  10. Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?
  11. Como funciona a hidroterapia?
  12. Quais são os equipamentos necessários para a realização da hidroterapia?
  13. Quando começou a hidroterapia no Brasil?
  14. Quais são os principais tratamentos hidroterápicos?

Como é feita a hidroterapia?

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Para quem é indicado a hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolve problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc.

Quais equipamentos usamos nas sessões de hidroterapia?

Quais equipamentos são necessários?

  1. Piscina aquecida. A água aquecida costuma ser a mais utilizada na hidroterapia, com os exercícios sendo principalmente realizados na piscina aquecida. ...
  2. Corrimãos fixos. ...
  3. Macarrão de polietileno. ...
  4. Jatos de água. ...
  5. Arcos com pesos. ...
  6. Bolas. ...
  7. Halteres. ...
  8. Prancha de piscina.

O que é melhor fisioterapia ou hidroterapia?

Quando está na água, o paciente se sente mais livre e seguro para realizar diversos tipos de movimentos, já que estão reduzidos os riscos de queda. Como resultado, a hidroterapia consegue ir mais longe do que a fisioterapia em solo.

Quais são os efeitos da hidroterapia?

A hidroterapia promove ao paciente aumento da força muscular, melhora do equilíbrio e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, reduzindo o impacto nos membros inferiores e oferecendo formas de realizar exercícios que até então podem ser impossíveis de serem realizados em solo em um primeiro momento.

Qual a diferença de hidroginástica e hidroterapia?

Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

São efeitos terapêuticos da hidroterapia?

Os efeitos terapêuticos gerais são: 1- Alívio de dor; 2- Alívio do espasmo muscular; 3- Relaxamento; 4- Aumento da circulação sangüínea; 5- Melhora das condições da pele; 6- Manutenção e/ou aumento das ampli- tudes de movimento (ADMs); 7- Reeducação dos músculos paralisa- dos; 8- Melhora da força muscular (desenvol- ...

São equipamentos que podem ser utilizados para o auxílio das técnicas Hidroterapeuticas?

São utilizados também jatos de água com altas pressões, que proporcionam massagens relaxantes e a melhora do retorno venoso. O fisioterapeuta responsável ainda usa objetos, como pesos, bolas e arcos, para a realização dos exercícios dentro da água.

Quais são as propriedades da água utilizadas na hidroterapia?

As principais propriedades físicas da água de maior alcance clínico sobre o corpo imerso são: densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade, tensão superficial e refração (FINHOLDT, 2007). A densidade é a relação entre a massa e o volume do corpo imerso.

Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?

Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

Como funciona a hidroterapia?

  • A hidroterapia é capaz de produzir uma série de reações no organismo. Devido às variações na temperatura ou nas diferenças de pressão exercidas por jatos, é possível estimular o corpo, potencializando os processos curativos e restauradores.

Quais são os equipamentos necessários para a realização da hidroterapia?

  • Para a realização da hidroterapia é necessário ter, além da piscina, equipamentos de fisioterapia específicos para os exercícios aquáticos. Os principais incluem: 1. Piscina aquecida

Quando começou a hidroterapia no Brasil?

  • A partir daí essa conduta médica começa a se chamar hidroterapia, que tem como definição o uso da água sobre qualquer forma para o tratamento de doenças. No Brasil a hidroterapia teve início na Santa Casa do Rio de Janeiro, em meados de 1922.

Quais são os principais tratamentos hidroterápicos?

  • A hidroterapia também contribui para o emagrecimento. Quando a pessoa é submetida a um banho frio, seu corpo responde com a liberação de calor. Assim, ocorre uma aceleração do metabolismo, que leva a um consumo mais acentuado de calorias. Quais são os principais tratamentos hidroterápicos?