O que é um derrame articular?
Índice:
- O que é um derrame articular?
- O que é derrame articular na mão?
- O que é a doença sinovite?
- Qual o tratamento para derrame articular?
- O que é derrame articular na clavícula?
- O que fazer para aliviar a dor da sinovite?
- O que causa a sinovite transitória do quadril?
- Qual a causa de um derrame articular?
- Por que o derrame articular deve ser puncionado?
- Quais são as causas do derrame articular no joelho?
- Por que o derrame intra-articular é diferenciado?
O que é um derrame articular?
Derrame articular é o termo médico para acúmulo de líquido dentro de uma articulação. O mais comum é o aumento do próprio líquido articular (líquido sinovial) devido a uma resposta inflamatória.
O que é derrame articular na mão?
O derrame articular é o acúmulo de líquido na articulação, também conhecida como junta. É causado por uma inflamação de alguma estrutura dessa articulação.
O que é a doença sinovite?
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e por isso a sinovite pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro.
Qual o tratamento para derrame articular?
O tratamento do derrame articular irá agir sobre a causa do acúmulo de líquido; e pode envolver medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, punção articular e, nos casos mais graves, artroscopia para retirada de parte do tecido sinovial.
O que é derrame articular na clavícula?
O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota. Popularmente é chamado de 'água no joelho'.
O que fazer para aliviar a dor da sinovite?
Os remédios para sinovite podem ser os anti-inflamatórios como Aspirina, Ibuprofeno, analgésicos como Paracetamol, e corticoides. Aplicar pomadas com Diclofenaco também pode ser uma opção para alívio da dor.
O que causa a sinovite transitória do quadril?
A sinovite transitória ocorre principalmente nos quadris, joelhos e tornozelos, causando desconforto e forçando a criança a mancar. A causa do desconforto é o excesso de líquido nas articulações. Quando percebe um vírus, o organismo reage e libera anticorpos.
Qual a causa de um derrame articular?
- Perda de músculo: Pessoas que sofreram um derrame articular e têm artrite podem apresentar uma perda muscular progressiva conhecida como inibição muscular artrogênica. Cisto de Baker: Outra complicação de um derrame articular é o cisto de Baker, condição em que ocorre a formação de um nódulo repleto de líquido no espaço da articulação.
Por que o derrame articular deve ser puncionado?
- Os guidelines da grande maioria das sociedades nacionais e internacionais de ortopedia e reumatologia determinam que todo derrame articular deve ser puncionado (retirado por agulha) e enviado para análise em laboratório, principalmente aqueles que não tem ligação com traumas agudos (contusões e entorses).
Quais são as causas do derrame articular no joelho?
- Principais causas. O derrame articular no joelho pode ser classificado em 2 tipos: o séptico e o asséptico. O derrame articular séptico é aquele causado por uma infecção enquanto que o asséptico tem origem em outras causas. As causas infecciosas são conhecidas como artrite séptica.
Por que o derrame intra-articular é diferenciado?
- Muito importante que o derrame intra-articular seja diferenciado de condições como a bursite pré-patelar (inchaço fora do joelho), o cisto de Baker (inchaço atrás), a irritação do coxim adiposo inferior (também chamado de “hoffite” e a tendinite patelar, que podem apresentar inchaço ao redor do joelho.