:

O que é o artigo 485?

Índice:

  1. O que é o artigo 485?
  2. Quando o juiz resolve o mérito?
  3. Quantas vezes o autor pode desistir da ação?
  4. Quando o juiz não resolve o mérito?
  5. O que diz o artigo 267 do CPC?
  6. Quem pode alegar ilegitimidade passiva?
  7. O que é resolver o mérito?
  8. Quando ocorrer uma sentença homologatória de uma transição ela estará resolvendo o mérito da ação?
  9. Até quando a parte pode desistir da ação?
  10. Até quando se pode desistir da ação?

O que é o artigo 485?

O art 485 do Novo CPC estipula as hipóteses de extinção do processo sem resolução do mérito por parte do Juiz, resultando na prolação de sentença que deixa de analisar um ou todos os pedidos formulados.

Quando o juiz resolve o mérito?

Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção; II – decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição; ... c) a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.

Quantas vezes o autor pode desistir da ação?

§ 5o A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença. § 3o Se o autor der causa, por 3 (três) vezes, a sentença fundada em abandono da causa, não poderá propor nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito. [vi] Art. 485.

Quando o juiz não resolve o mérito?

486. O pronunciamento judicial que não resolve o mérito não obsta a que a parte proponha de novo a ação. § 1º No caso de extinção em razão de litispendência e nos casos dos incisos I, IV, VI e VII do art. 485, a propositura da nova ação depende da correção do vício que levou à sentença sem resolução do mérito.

O que diz o artigo 267 do CPC?

- O juiz recusará cumprimento a carta precatória ou arbitral, devolvendo-a com decisão motivada quando: I - a carta não estiver revestida dos requisitos legais; II - faltar ao juiz competência em razão da matéria ou da hierarquia; III - o juiz tiver dúvida acerca de sua autenticidade.

Quem pode alegar ilegitimidade passiva?

3.1 A ARGUIÇÃO DE ILEGITIMIDADE PASSIVA Conforme dispõe o artigo 339 do Código de Processo Civil, alegando o réu a sua ilegitimidade perante a relação jurídica, deve ser indicada por ele a pessoa (jurídica ou física) que deve compor o polo passivo.

O que é resolver o mérito?

Julgar o mérito é conceder ou negar a tutela jurisdicional postulada pelo autor – no segundo caso, concedendo-a ao réu.

Quando ocorrer uma sentença homologatória de uma transição ela estará resolvendo o mérito da ação?

A sentença proferida nos autos é meramente homologatória. Entretanto, há resolução do mérito, porquanto, com o trânsito em julgado da sentença, a lide fica definitivamente solucionada. Só se admite renúncia expressa, de forma escrita.

Até quando a parte pode desistir da ação?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§ 5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é incondicional (Art. 485, VIII, NCPC) mas, após oferecida a contestação só poderá ser deferido com anuência do réu (§ 4º, Art.

Até quando se pode desistir da ação?

O prazo para este ato é, no máximo, até o réu apresentar a sua contestação. Até esse momento, não há necessidade de contar com o seu consentimento. No documento que apresenta o pedido do autor para desistir do processo, também não é preciso haver fundamentação.