:

O que é lordose lombar fisiológica?

Índice:

  1. O que é lordose lombar fisiológica?
  2. O que causa lordose lombar?
  3. O que quer dizer retificação da lordose lombar?
  4. O que significa lordose lombar em decúbito?
  5. Como identificar lordose lombar?
  6. O que é retificação da cifose dorsal?
  7. O que é lordose Lombossacra?
  8. Quais são as causas da lordose?
  9. Qual é o diagnóstico da lordose?
  10. Quais são as alterações na lordose?
  11. Qual o tratamento adequado para lordose?

O que é lordose lombar fisiológica?

Lordose é uma das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, presente na coluna lombar e cervical. No entanto, é também o nome popular do desvio que acentua essa angulação. A condição é marcada por uma maior projeção “para dentro” da coluna, o que podemos chamar ainda de hiperlordose.

O que causa lordose lombar?

As causas mais comuns da Lordose são: Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional. Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular. Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.

O que quer dizer retificação da lordose lombar?

A retificação da lordose lombar é uma condição em que a curvatura natural da coluna lombar é diminuída ou perdida, gerando uma aparência mais reta. Esse quadro pode ocorrer como consequência do avanço da idade, mas também pode ser acelerado por uma postura incorreta.

O que significa lordose lombar em decúbito?

Lombalgia (dor nas costas) é o sintoma típico da lordose, especialmente depois de atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como ficar sentado ou em pé. A lordose é outra curvatura normal da coluna vertebral.

Como identificar lordose lombar?

Como identificar a lordose

  1. Dores nas costas, principalmente na lombar e no pescoço;
  2. Dores no abdômen (reflexo da pressão para frente da coluna);
  3. Diminuição da mobilidade da coluna até para atividades rotineiras;
  4. Maior desconforto ao ficar muito tempo de pé e ao fazer exercícios de alongamento;
  5. Espasmos musculares;

O que é retificação da cifose dorsal?

A retificação da coluna é uma condição em que as curvaturas naturais da coluna estão alteradas. Esse desvio pode ser causado por diversos motivos como má postura ou encurtamento muscular.

O que é lordose Lombossacra?

A lordose lombar se refere à curvatura anterior da coluna lombar, localizada no seguimento inferior do nosso tronco. Desse modo, a lordose é normal e esperada em todos os indivíduos. Por outro lado, o aumento desta curvatura é chamado de hiperlordose e sua diminuição, de hipolordose ou retificação da coluna lombar.

Quais são as causas da lordose?

  • A falta ou o excesso de esforço físico, ou mesmo desvios posturais podem afetar esse equilíbrio, levando a condições patológicas. No caso da lordose, suas principais causas incluem luxações do quadril, atrofias musculares progressivas, lesões da coluna lombar, desequilíbrios na região abdominal, retração do iliopsoas, etc.

Qual é o diagnóstico da lordose?

  • Qualquer problema na lordose pode ser percebido por um ortopedista ou até mesmo um clínico geral. Em 80% dos casos, o diagnóstico é estabelecido por meio de avaliação clínica. Essa consulta inclui a análise do histórico do paciente, além de um exame físico completo.

Quais são as alterações na lordose?

  • As alterações na lordose podem ser classificadas em dois tipos: hipolordose, que é a curvatura reduzida, e hiperlordose, caracterizada pela curvatura excessiva. Considerando esses termos, podemos diferenciá-las entre:

Qual o tratamento adequado para lordose?

  • Porém, quando a curva é rígida, é necessário um tratamento eficaz e bem direcionado – uma curva espinhal mais severa pode exigir o uso de cintas ou até mesmo cirurgias. No geral, o tratamento para lordose aumentada ou diminuída pode incluir: Medicação (analgésicos e anti-inflamatórios) para aliviar dor e inchaço;