O que significa a palavra retroage?
Índice:
- O que significa a palavra retroage?
- Como se escreve retroagir?
- Qual o contrário de retroagir?
- O que significa retroagir no direito?
- O que significa não retroagir no direito?
- Quando a lei pode retroagir?
- Em quais casos a lei pode retroagir?
- Quando a lei vai retroagir?
O que significa a palavra retroage?
1. Ter efeito sobre o passado. 2. Modificar o que está estabelecido.
Como se escreve retroagir?
Significado de Retroagir verbo transitivo direto e intransitivo Ter ou causar efeitos sobre algo (circunstâncias, ações ou fatos) passado: pediu ao professor que retroagisse a nota; o professor não retroagiu.
Qual o contrário de retroagir?
1. adiantar, avançar, marchar, progredir, seguir, desenrolar. 2.
O que significa retroagir no direito?
Retroagir implica modificar o que está feito. Assim, por interferir em atos e fatos pretéritos, a retroatividade é exceção no sistema jurídico vigente, podendo ocorrer apenas nos casos expressamente autorizados por lei.
O que significa não retroagir no direito?
A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
Quando a lei pode retroagir?
2. A retroatividade no sistema jurídico. Cingindo a análise ao plano legal, entende-se por retroatividade das leis a condição ou qualidade de determinados textos legais produzirem efeitos que possam alcançar atos que ocorreram em momento anterior à sua vigência.
Em quais casos a lei pode retroagir?
A lei só pode retroagir em benefício do réu. ... De acordo com a decisão, a exigência de que o condenado tenha cumprido dois quintos da pena para a progressão nos casos de crimes hediondos só pode ser aplicada a quem foi sentenciado depois que a Lei 11.464/07 entrou em vigor.
Quando a lei vai retroagir?
CF, Art. 5º, XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu; ... Ninguém pode ser condenado por ações ou omissões que, no momento em que forem cometidas, não sejam delituosas, de acordo com o direito aplicável. Tampouco se pode impor pena mais grave que a aplicável no momento da perpetração do delito.