:

O que é um arquivo IFC?

Índice:

  1. O que é um arquivo IFC?
  2. Qual a importância do IFC?
  3. Como usar IFC?
  4. O que é o IFC Banco Mundial?
  5. Quais programas abrem IFC?
  6. O que é um arquivo em DWG?
  7. O que é ifc4?
  8. O que é IFC Building Smart?
  9. Como gerar IFC no QiBuilder?
  10. Como importar IFC?
  11. Quais as versões do IFC?
  12. Qual é o esquema do IFC?
  13. Qual a padronização do IFC?
  14. Qual a interoperabilidade com o IFC?

O que é um arquivo IFC?

IFC (Industry Foundation Classes) Trata-se de um formato de arquivo neutro que possibilita a troca de informações entre diferentes sistemas CAD e BIM. O formato estabelece padrões internacionais para importar e exportar objetos de construção e suas propriedades.

Qual a importância do IFC?

O IFC, formato de arquivo desenvolvido pela buildingSMART, nasceu com o objetivo de garantir comunicabilidade de dados independentemente do software utilizado. ... O formato de arquivo IFC permite, de fato, a troca desses dados entre diferentes softwares BIM.

Como usar IFC?

Para utilizar arquivos IFC em um modelo, faça um dos seguintes:

  1. Abra (importe) o arquivo IFC no Revit para criar um novo modelo que usa os dados IFC como um ponto inicial. ...
  2. Vincule o arquivo IFC com um modelo do Revit existente para fazer referência às informações para obter trabalho adicional do projeto.

O que é o IFC Banco Mundial?

Corporação Financeira Internacional (IFC): foca no setor privado de países em desenvolvimento, financia investimentos e mobiliza capital internacional. Entre outras instituições.

Quais programas abrem IFC?

Com usBIM. viewer+ pode abrir, visualizar e federar arquivos no formato IFC de modelos e objetos 3D de vários tipos – mesmo de forma simultânea – criados com os principais softwares de autoria BIM, tais como Edificius®, Revit®, ArchiCAD®, Allplan®, Tekla® e VectorWorks®, entre outros.

O que é um arquivo em DWG?

DWG refere-se a um ambiente de tecnologia e arquivos . dwg, o formato nativo de arquivo para o software AutoCAD® da Autodesk.

O que é ifc4?

O IFC, Industry Foundation Classes, é um especifico formato de dados que tem a finalidade de permitir o intercâmbio de um modelo informativo sem perda ou distorção de dados ou informação.

O que é IFC Building Smart?

Características do formato IFC. Como já mencionamos, o IFC é um formato de arquivo aberto e neutro, criado pela buildingSMART International para apoiar a interoperabilidade entre os aplicativos que trabalham dentro do setor da construção e certificado como padrão internacional oficial ISO 16739:2013.

Como gerar IFC no QiBuilder?

Acesse o menu Arquivo - submenu Interoperabilidade BIM - comando "Exportar modelo 3D...;

  1. A janela Perfis de exportação será aberta;
  2. Em Identificação informe o nome desejado;
  3. Em Formato selecione a opção IFC;

Como importar IFC?

A importação IFC pode ser realizada pelo menu Arquivo > Importar > IFC2x3. Esta função suporta o arquivo IFC tradicional ou IFCzip. Após a seleção do arquivo IFC, a caixa de diálogo de opções de importação de IFC será exibida.

Quais as versões do IFC?

  • As versões vão sofrendo modificações e incrementos para poder representar cada vez mais entidades e relações no edifício e no seu ciclo de vida. Por ser um formato de dados neutro e aberto, ele está disponível para as empresas de software desenvolverem exportações de dados em IFC.

Qual é o esquema do IFC?

  • O esquema IFC é extensível e compreende informações cobrindo as muitas disciplinas que contribuem para um edifício durante seu ciclo de vida: desde a concepção, o projeto, a construção até a reforma ou demolição.

Qual a padronização do IFC?

  • Porém, ele não padroniza as estruturas de dados em aplicações de software, restringindo-se apenas à padronização das informações compartilhadas. A buildingSMART define o IFC como um esquema de dados que torna possível conter dados e trocar informações entre diferentes aplicativos para BIM.

Qual a interoperabilidade com o IFC?

  • A interoperabilidade, com o uso do IFC, permitirá o reuso de dados de projeto já desenvolvidos e assim garantindo consistência entre cada um dos modelos para as diferentes representações do mesmo edifício.