:

O que é o EJA e como funciona?

Índice:

  1. O que é o EJA e como funciona?
  2. O que significa 3 etapa do EJA?
  3. Como é o ensino do EJA?
  4. Quais são as matérias do ensino médio EJA?
  5. Quais são as séries do EJA?
  6. Quantas fases tem o EJA?
  7. Quais são os ciclos da EJA?
  8. Como funciona o ensino do Ceebja?
  9. O que vai cair na prova do EJA?
  10. Qual a certificação da EJA?
  11. Quem são os alunos do EJA?
  12. Qual o prazo para a inscrição da EJA?
  13. Quais as contradições da EJA?

O que é o EJA e como funciona?

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA é popularmente conhecida como supletivo.

O que significa 3 etapa do EJA?

Já o Módulo Final I e II compreende os conhecimentos equivalentes a fase da etapa do ensino fundamental. ... A EJA é um programa do governo federal que tem como objetivo oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.

Como é o ensino do EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio. O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.

Quais são as matérias do ensino médio EJA?

EJA Ensino Médio As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Quais são as séries do EJA?

O curso é ofertado em três etapas, sendo:

  • Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)
  • Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental)
  • Ensino Médio.

Quantas fases tem o EJA?

Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental. O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).

Quais são os ciclos da EJA?

b) EJA I – Ciclo II – correspondente ao 3° e 4° Termo, com duração de 01 (um ) semestre cada um; c) EJA II – Ciclo III – correspondente ao 5° e 6° Termo, com duração de 01 (um) semestre cada um; d) EJA II – Ciclo IV – correspondente ao 7° e 8° Termo, com duração de 01 (um) semestre cada um.

Como funciona o ensino do Ceebja?

No entanto o CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) é um modelo tradicional de ensino que aproveita as séries que o aluno já estudou e faz o complemento das disciplinas. ... Pois eles exigem a presença do aluno em sala de aula e demoram, muitas vezes, cerca de dois anos para encerrar o curso.

O que vai cair na prova do EJA?

Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa (Português e Redação), Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física; História e Geografia.

Qual a certificação da EJA?

  • Certificado EJA. A certificação da EJA era chamada, até alguns anos atrás, de Exame Supletivo. A prova avalia as competências dos estudantes para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Quem estudou por contra própria ou por outros programas, ...

Quem são os alunos do EJA?

  • Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres.

Qual o prazo para a inscrição da EJA?

  • O aluno deve informar-se em seu município sobre as datas e documentos necessários para a inscrição, assim como sobre o dia e o local da prova. A inscrição é gratuita e o aluno precisa ter pelo menos 15 anos para realizar o exame e pleitear o certificado da EJA.

Quais as contradições da EJA?

  • Apesar das conquistas que sobrevieram ao longo da história, a exemplo do reconhecimento desta modalidade de ensino como direito a ser garantido formalizado em lei, a EJA ainda passa por algumas contradições.