Quais os sinais de trânsito e seus significados?
Índice:
- Quais os sinais de trânsito e seus significados?
- Para que serve a placa de trânsito?
- O que é uma placa de advertência?
- Quais as características das placas de regulamentação?
- Qual o nome das placas?
- Quais são os sinais do trânsito?
- Quais são os sinais de trânsito?
- Quais são as placas padrão?
- Quais são as informações complementares em placas padrão?
- Quais são as placas de advertência?
- Qual é a placa de som?
Quais os sinais de trânsito e seus significados?
Verde: quando a luz verde está ligada, é sinal que o veículo pode avançar. Amarela: é a luz que indica o término da permissão de passagem. Vermelha: quando o semáforo está nessa cor, o condutor está proibido de avançar.
Para que serve a placa de trânsito?
As placas explicam para cada sinal o seu significado. Como deve ser utilizada e qual seu posicionamento na via. O objetivo dela é informar os condutores sobre as condições da via, proibições, restrições ou obrigações. ... Além de sinalizar e passar informações, as placas também servem para manter um trânsito mais seguro.
O que é uma placa de advertência?
Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.
Quais as características das placas de regulamentação?
Sinalização Vertical de Regulamentação (Placas de Trânsito) ... Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.
Qual o nome das placas?
No Brasil, essas placas se dividem basicamente em três categorias: Regulamentação, Advertência e Indicação. Ainda existem as placas de Sinalização de Obras, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços Auxiliares. Existem também as placas de Sinalização Horizontal.
Quais são os sinais do trânsito?
87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.
Quais são os sinais de trânsito?
Os sinais de trânsito classificam-se em:
Sinais | Exemplos |
---|---|
Horizontais | marcas viárias (faixa de pedestres) |
Dispositivos de sinalização auxiliar | tachas, tachões, cones, cavaletes |
Luminosos | semáforo |
Sonoros | silvos de apito |
Quais são as placas padrão?
- Seu formato é circular, mas há duas exceções: a placa R-1, “PARE”, que é octogonal, ou seja, tem 8 lados; e a placa R-2, “Dê a preferência”, que é um triângulo invertido. A essa categoria são somadas 51 placas padrão que podem contar com informações complementares em placas retangulares associadas ou colocadas junto a elas.
Quais são as informações complementares em placas padrão?
- A essa categoria são somadas 51 placas padrão que podem contar com informações complementares em placas retangulares associadas ou colocadas junto a elas. As informações de complementação podem ser, por exemplo, dias da semana e horários em que tal espaço pode ou não pode ser usado para parar ou estacionar veículos.
Quais são as placas de advertência?
- As placas de advertência, por sua vez, têm o objetivo de avisar o condutor a respeito de condições que podem ser perigosas durante a circulação na via. Suas cores são preto e amarelo, de maneira geral, apenas com adições de vermelho e verde na placa A-14, que indica semáforo, e com exceção da placa A-24, que indica obras na via e é laranja e preta.
Qual é a placa de som?
- A placa de som é a peça/componente responsável por fazer a conversão dos sinais sonoros digitais gerados pelo computador em áudio analógico para ser reproduzido por caixas de som ou fones de ouvido. Em geral, a placa é formada por três componentes internos responsáveis pelo seu funcionamento.