:

O que se entende por fungibilidade das ações possessórias?

Índice:

  1. O que se entende por fungibilidade das ações possessórias?
  2. O que é uma ação possessória?
  3. Quais são os interditos possessórios?
  4. Como deve agir o réu de uma ação possessória típica quando entender que ele é que foi o ofendido em sua posse?
  5. Quais são e o que visam cada ação possessória?
  6. O que significa a palavra fungibilidade?
  7. Em que consiste e qual artigo fundamenta fungibilidade das ações possessórias?
  8. Quem pode propor ação possessória?
  9. Quais ações integram o juízo possessório?

O que se entende por fungibilidade das ações possessórias?

O princípio da Fungibilidade indica que uma ação proposta de forma inadequada, pode ser considerada válida, permitindo que o magistrado receba e processe a demanda equivocada (ação de reintegração de posse), quando o caso reclamava o ajuizamento de outra espécie possessória (ação de manutenção de posse), nos moldes do ...

O que é uma ação possessória?

As ações possessórias, também denominadas interditos possessórios são as que têm por objetivo a defesa da posse, com fundamento na posse, em face da prática de três diferentes graus de gravidade de ofensa a ela cometida: esbulho, turbação ou ameaça, assunto que veremos mais adiante.

Quais são os interditos possessórios?

Os interditos possessórios: São elas a ação de reintegração de posse, a ação de manutenção de posse e a ação de interdito proibitório. São três as lesões possessórias: esbulho, turbação, e ameaça, sendo que para cada tipo de lesão haverá uma tutela jurisdicional adequada.

Como deve agir o réu de uma ação possessória típica quando entender que ele é que foi o ofendido em sua posse?

O art. 922 do CPC/73 estabelece que: “É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor”.

Quais são e o que visam cada ação possessória?

As ações possessórias são aquelas que visam a assegurar a posse, independentemente de qual direito real tenha lhe dado causa. ... São consideradas ações possessórias: as ações de reintegração, de manutenção e o interdito proibitório.

O que significa a palavra fungibilidade?

Fungibilidade é a qualidade de ser o bem fungível, ou seja, a possibilidade de ser gasto ou consumido após o uso.

Em que consiste e qual artigo fundamenta fungibilidade das ações possessórias?

A fungibilidade entre as ações possessórias encontra-se previsão nos arts. 9 do CPC. 4. Para se obter a proteção proibitória, o possuidor deve comprovar determinados pressupostos, quais sejam: a posse sobre o bem, a ameaça contra essa posse, e o justo receio de ser molestado.

Quem pode propor ação possessória?

Tem legitimidade de propor uma Ação Possessória todo àquele que se afirme possuidor e tiver a sua posse turbada, esbulhada ou ameaçada.

Quais ações integram o juízo possessório?

São três as ações ou interditos possessórios, previstos em nosso ordenamento jurídico: a ação de reintegração de posse, a de manutenção de posse e o interdito proibitório. O que as caracteriza é a pretensão do autor, de recuperar, conservar ou proteger a posse, objeto de agressões ou ameaças.