:

Qual é o significado da palavra ânimo?

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra ânimo?
  2. Como se escreve a palavra ânimo?
  3. Qual a diferença de animo e animo?
  4. O que significa perder o animo?
  5. Qual a origem da palavra “ânimo”?
  6. Quais são os sinônimos de ânimo?
  7. Qual o significado do Animus?
  8. Como o ânimo pode ser prolongado?

Qual é o significado da palavra ânimo?

1 A parte não material do ser humano; alma. 2 Índole que caracteriza uma pessoa; temperamento. 3 Coragem ou determinação diante de obstáculos ou perigo. 4 Vontade manifestada, a fim de alcançar algo; intenção.

Como se escreve a palavra ânimo?

ânimo! exclamação que se usa para animar ou incitar, coragem!, força!

Qual a diferença de animo e animo?

Animo é uma forma verbal – é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo animar; dou animação a, dou vida a. ... Ânimo, com acento circunflexo, é uma interjeição ou substantivo – significa coragem, força; vontade.

O que significa perder o animo?

Significado de esmorecer: v.t. Fazer perder o ânimo, as forças. / Desalentar; desanimar. / ?

Qual a origem da palavra “ânimo”?

  • A palavra “ânimo” ainda pode ser usada como uma interjeição, representando um excesso de coragem e força. Exemplo: “Você precisa manter o ânimo para resolver seus problemas”. Etimologicamente, a palavra “ânimo” se originou a partir do latim animus, que significa “alma”, “coragem” ou “mente”.

Quais são os sinônimos de ânimo?

  • Sinônimos de ânimo 1 Mente 2 Espírito 3 Alma 4 Temperamento 5 Índole 6 Gênio 7 Energia 8 Força 9 Coragem 10 Humor 11 Feição 12 Disposição. More ...

Qual o significado do Animus?

  • Animus representava a parte do homem que não é física, mas que forma a identidade. Todas as ações dos homem derivam dos processos que acontecem dentro do animus. Em português, o animus seria a alma, a mente, o coração.

Como o ânimo pode ser prolongado?

  • Diferentemente de outros estados emocionais, o ânimo costuma ser um sentimento mais prolongado. O medo, por exemplo, consiste numa emoção mais imediata e passageira, enquanto que o ânimo pode durar horas ou mesmo dias. Exemplo:“Ele passou o dia com o ânimo exaltado”.