:

O Que significado da palavra verossimilhança?

Índice:

  1. O Que significado da palavra verossimilhança?
  2. O que significa a palavra verossimilhança em Filosofia?
  3. Qual é a origem da palavra verossimilhança?
  4. Qual a diferença entre verossimilhança?
  5. Qual é o significado da palavra mimesis?
  6. O que significa a palavra plausibilidade?
  7. O que é a arte na filosofia?
  8. Quem criou a verossimilhança?
  9. O que significa verossimilhança e Plurissignificação?
  10. Qual é a diferença entre ficcionalidade e verossimilhança?

O Que significado da palavra verossimilhança?

Qualidade do que parece verdadeiro, do que não contraria a verdade: havia verossimilhança na alegação do réu. [Literatura] Numa obra literária, a coerência, a ligação harmônica entre os elementos fantasiosos ou imaginários que são essenciais para o entendimento do texto.

O que significa a palavra verossimilhança em Filosofia?

Chama-se verossimilhança ou verosimilhança, em linguagem coerente ao atributo daquilo que parece intuitivamente verdadeiro, isto é, o que é atribuído a uma realidade portadora de uma aparência ou de uma probabilidade de verdade, na relação ambígua que se estabelece entre imagem e ideia.

Qual é a origem da palavra verossimilhança?

Verossimilhança provém do latim verisimilis, cujo sentido se atém a “provável”, ou seja, a narrativa precisa ser constituída de um universo possível, no intuito de provocar no leitor a sensação de que algo pode realmente existir, acontecer.

Qual a diferença entre verossimilhança?

Verossimilhança = semelhança com a verdade. ... Sendo assim, chamamos de verossimilhança externa quando a obra se alinha com a nossa realidade, fora dos livros, e verossimilhança interna quando o autor cria uma realidade paralela, mas obedece fielmente às regras daquela realidade.

Qual é o significado da palavra mimesis?

Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.

O que significa a palavra plausibilidade?

Significado de Plausibilidade substantivo feminino Característica de plausível; qualidade daquilo que se considera aceitável ou admissível.

O que é a arte na filosofia?

O que é Arte: Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. ... Segundo Aristóteles, está na origem da atividade artística a propensão natural do homem a imitar. Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre.

Quem criou a verossimilhança?

Ao construir a categoria da verossimilhança, tal como o fez, Aristóteles possibilitou a mais completa via de compreensão do fenômeno literário, sem a qual não seria possível, em momento algum, abrir caminho para o entendimento do fenômeno da narrativa, e seus desdobramentos no tempo.

O que significa verossimilhança e Plurissignificação?

“Em sentido genérico e comum, verossimilhança é a qualidade ou o caráter do que é verossímil ou verossimilhante; e verossímil, o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro, que não repugna à verdade provável.

Qual é a diferença entre ficcionalidade e verossimilhança?

A literatura é chamada de ficção, isto é, imaginação de algo que não existe particularizado na realidade, mas no espírito de seu criador. Mesmo a literatura mais realista é fruto de imaginação, pois o caráter ficcional é uma prerrogativa indeclinável da obra literária. ...