:

Qual o significado de transversalidade?

Índice:

  1. Qual o significado de transversalidade?
  2. Como podemos entender o termo transversalidade na Bncc?
  3. O que significa Transversalizadas?
  4. O que é o princípio da transversalidade?
  5. O que é o termo transversalidade na educação?
  6. O que é transversalidade na saúde?
  7. O que é a transversalidade na educação?
  8. O que é temas transversais na educação?
  9. O que significa gender mainstreaming?
  10. Por que a transversalidade é diferente?
  11. Como a transversalidade é aplicada na educação?
  12. Qual o princípio da transversalidade e de transdisciplinaridade?
  13. Quais são os temas transversais?

Qual o significado de transversalidade?

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

Como podemos entender o termo transversalidade na Bncc?

A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

O que significa Transversalizadas?

Deixar algo em estado transversal. Exemplo de uso da palavra Transversalizar: Esta rua precisa ser transversalizada.

O que é o princípio da transversalidade?

O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.

O que é o termo transversalidade na educação?

A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.

O que é transversalidade na saúde?

Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.

O que é a transversalidade na educação?

A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.

O que é temas transversais na educação?

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da ...

O que significa gender mainstreaming?

É uma estratégia para fazer as preocupações de mulheres e homens uma dimensão integral do desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas em todas as esferas políticas, económicas e sociais, de modo a que as mulheres e os homens se beneficiem de forma igual e para evitar perpetuar a ...

Por que a transversalidade é diferente?

  • De forma geral, a transversalidade é diferente da interdisciplinaridade, pois se refere à prática didática do ensino. Já o segundo termo se relaciona à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

Como a transversalidade é aplicada na educação?

  • Como a transversalidade é aplicada na educação? A educação escolar precisa ser acompanhada de reflexões relacionadas às questões sociais, por isso é importante que as instituições de ensino apresentem conteúdos por meio de textos e de livros que geram a aprendizagem transversal, de maneira que envolva os alunos em diálogos e debates.

Qual o princípio da transversalidade e de transdisciplinaridade?

  • O princípio da transversalidade e de transdisciplinaridade busca ir além da concepção de disciplina, buscando-se uma intercomunicação entre elas. Piaget sustentava que: “a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, ...

Quais são os temas transversais?

  • Dessa forma, os PCNs sugerem alguns “temas transversais” que correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.