:

Qual é o significado da palavra Trindade?

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra Trindade?
  2. Que a Bíblia diz sobre Trindade?
  3. Qual o significado da Santíssima Trindade?
  4. Qual é a origem da Trindade?
  5. Quem criou a Santíssima Trindade?
  6. Como entender a doutrina da Trindade?
  7. Como é o amor das pessoas da Santíssima Trindade?
  8. O que os Testemunhas de Jeová dizem sobre a Trindade?
  9. O que é crenças não trinitária?
  10. Qual é a doutrina da Trindade?
  11. Por que a palavra Trindade aparece na Bíblia?
  12. Por que a palavra Trindade foi inventada?
  13. Quais são os membros da Trindade?

Qual é o significado da palavra Trindade?

Significado de Trindade substantivo feminino [Religião] Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus.

Que a Bíblia diz sobre Trindade?

A palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras "testemunham" a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários.

Qual o significado da Santíssima Trindade?

A Trindade é Una, cremos em um só Deus em três pessoas distintas. Deus é Um, uma natureza divina, em três pessoas divinas distintas, não separadas: “Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho (XI Conc. de Toledo em 665: Denzinger, 530).

Qual é a origem da Trindade?

O Concílio de Constantinopla, em 381, pôs fim à questão: sim, a natureza do espírito era divina. Dali em diante, os fiéis passaram a ter 3 informações essenciais sobre Deus: ele era Pai, Filho e Espírito Santo. Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade.

Quem criou a Santíssima Trindade?

Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325).

Como entender a doutrina da Trindade?

Como entender o que é a Doutrina da Trindade? Basicamente a doutrina da Trindade significa que há um só Deus que existe eternamente como três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para facilitar sua compreensão podemos dizer que, Deus é um em essência e três em pessoa.

Como é o amor das pessoas da Santíssima Trindade?

Uma relação de intimidade, de plena união e colaboração. As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”. ... O Espírito é a própria vontade do Pai.

O que os Testemunhas de Jeová dizem sobre a Trindade?

As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.

O que é crenças não trinitária?

Antitrinitarismo refere-se a uma forma de crença monoteísta, principalmente dentro do cristianismo, que rejeita a crença na Trindade, que é o ensinamento de que Deus é constituído por três hipóstases ou pessoas distintas, que são coeternas, coiguais e indivisíveis em um ser ou essência (do grego ousia, significando ...

Qual é a doutrina da Trindade?

  • A Trindade é uma doutrina cristã que trata acerca da diversidade que há na unidade de Deus, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A primeira coisa que deve ser considerada num estudo sobre o que é a Trindade, é saber que estamos diante de um grande mistério, ...

Por que a palavra Trindade aparece na Bíblia?

  • A palavra Trindade, que significa mais ou menos “três em um” ou “um que é três”, não aparece na Bíblia mas é usado para explicar o conceito bíblico que Deus é um mas é três. Essa ideia é difícil de entender mas está bem presente na Bíblia ( Mateus 28:19 ).

Por que a palavra Trindade foi inventada?

  • Mas a palavra Trindade não foi inventada com o objetivo de introduzir uma nova doutrina ou adicionar novas informações nos textos originais da Bíblia. Mas ela foi inventada para simplesmente designar uma doutrina bíblia e expressar informações que já estavam presentes muito claramente nos textos originais da Bíblia.

Quais são os membros da Trindade?

  • Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade. 3) Os membros da Trindade são distintos uns dos outros em várias passagens: No Velho Testamento, “SENHOR” é diferenciado de “Senhor” (Gênesis 19:24; Oséias 1:4).