:

O que significado à palavra síndrome?

Índice:

  1. O que significado à palavra síndrome?
  2. Quais são os tipos de síndrome?
  3. Qual a designação da palavra síndrome?
  4. Porque o nome síndrome?
  5. O que significa a palavra síndrome dentro do contexto que estudamos?
  6. Onde é o acento da palavra síndrome?
  7. Quais são as principais síndromes?
  8. Quais são as síndromes raras?
  9. Qual a diferença entre doença e síndrome?
  10. Como se forma uma síndrome?
  11. Qual é o significado do termo síndromo?
  12. Será que existe diferença entre a síndrome e a doença?
  13. Qual a razão por trás das síndromes?
  14. Quem pode desencadear uma síndrome?

O que significado à palavra síndrome?

[ Medicina ] Conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença. 2. Conjunto dos sinais e sintomas que caracterizam determinada condição ou situação.

Quais são os tipos de síndrome?

Costuma-se denominar também de síndrome uma condição que ainda não tem uma causa bem definida. Como exemplo de síndromes, podemos citar a Síndrome de Down, a Síndrome de Turner, a Síndrome de Klinefelter, a Síndrome de Guillain-Barré, a Síndrome de Sjögren e a Síndrome de Reye.

Qual a designação da palavra síndrome?

Síndrome (do grego "syndromé", cujo significado é "reunião") é um termo bastante utilizado em Medicina e Psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição.

Porque o nome síndrome?

Síndrome (do grego συνδρομή «concurso, afluência», composto de σύν «com, junto» e tema de δρόμος «corrida», ou seja, "ocorrer conjuntamente") é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da etiologia que as diferencia.

O que significa a palavra síndrome dentro do contexto que estudamos?

Significado de Síndrome substantivo feminino Reunião dos sintomas próprios de uma doença que não apresenta uma causa determinada: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica. [Por Extensão] Ligação de uma situação desvantajosa à causa de insegurança e medo: síndrome da insegurança econômica.

Onde é o acento da palavra síndrome?

Apesar de as grafias não acentuadas sindrome e sindroma serem bastante correntes, as formas consideradas correctas (e registadas em todos os dicionários e vocabulários de língua portuguesa consultados) têm acento gráfico e são femininas: síndrome ou síndroma (ex.: procurou informar-se sobre a síndroma da menopausa; ...

Quais são as principais síndromes?

Síndromes mais comuns

  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

Quais são as síndromes raras?

7 doenças genéticas raras

  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Alcaptonúria. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome de Bardet-Biedl. ...
  • Doença de Gaucher. ...
  • Leucodistrofias. ...
  • Doença de Huntington.

Qual a diferença entre doença e síndrome?

Assim, enquanto as doenças tem uma razão conhecida e definida por trás de sua manifestação clínica, as síndromes são quadros que podem ter diversas origens. Dessa forma, alguns pacientes diagnosticados com síndromes podem nunca chegar a um veredicto definitivo sobre a causa de seus sinais e sintomas.

Como se forma uma síndrome?

Síndromes genéticas são aquelas causadas por alterações no DNA do paciente, geralmente devido a mutações que, quando ocorrem nas células germinativas, podem ser passadas para os descendentes.

Qual é o significado do termo síndromo?

  • No sentido figurado, o termo designa um conjunto de características que, quando associadas a situações críticas, podem gerar insegurança ou medo. Por exemplo: "síndrome da violência urbana". Em Português são também permitidas as variantes síndromo ou síndroma.

Será que existe diferença entre a síndrome e a doença?

  • Mas será que existe mesmo diferença entre os dois? A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), que na medicina traduz-se por estado mórbido (enfermo, doente, relativo à doença) caracterizando-se por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos, podendo resultar de mais de uma causa.

Qual a razão por trás das síndromes?

  • Embora as síndromes não indiquem a presença de algumas doenças, como as mentais, podem manifestar-se na forma de algumas síndromes. Já que a razão por trás de grande parte das síndromes não pode ser elucidada, esta condição é abordada de uma forma definitiva, por meio do uso temporário de fármacos que auxiliem no controle da sintomatologia.

Quem pode desencadear uma síndrome?

  • Um fator complicador é que certas doenças podem desencadear uma síndrome particular, sendo assim, é necessário uma minuciosa investigação sobre a causa do problema. Embora as síndromes não indiquem a presença de algumas doenças, como as mentais, podem manifestar-se na forma de algumas síndromes.