O que significa o termo temperamento?
Índice:
- O que significa o termo temperamento?
- Qual é a origem do temperamento?
- O que é o temperamento de uma pessoa?
- Qual o significado da palavra temperamento explosivo?
- Que palavra pode substituir temperamento?
- Quem criou os temperamentos?
- Como surgiu os 4 temperamentos?
- Quais são os 5 temperamentos?
- Quais são os tipos de temperamento das pessoas?
- Qual o nosso temperamento?
- Como você pode dizer que você tem um temperamento forte?
- Qual o significado de temperança?
- Por que os estudos sobre o temperamento são contemporâneos?
O que significa o termo temperamento?
1 Ato ou efeito de temperar; têmpera. 2 Conjunto de traços psicológicos de uma pessoa que determinam a sua índole; maneira de ser: “Seu temperamento aventuroso e frívolo não se conciliava com as frias verdades da cirurgia e com as pacientes investigações da terapêutica” ( AA2 ) .
Qual é a origem do temperamento?
O temperamento é o carácter das pessoas. O termo provém do latim temperamentum e está relacionado com a maneira de ser e a forma de reagir dos indivíduos; por conseguinte, o temperamento tem que ver com a interação com o meio envolvente.
O que é o temperamento de uma pessoa?
Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.
Qual o significado da palavra temperamento explosivo?
São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. Qualquer que seja a natureza da agressão é comum o paciente sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.
Que palavra pode substituir temperamento?
16 sinônimos de temperamento para 6 sentidos da palavra temperamento:
- Característica comportamental ou estrutural: 1 idiossincrasia, caráter.
- Condição: 2 estrutura, têmpera, índole.
- 3 gênio, caráter, condição.
- 4 temperança.
- Personalidade: 5 presença, jeito.
- 6 índole, jaez, feitio, compleição, caráter.
Quem criou os temperamentos?
Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.
Como surgiu os 4 temperamentos?
A teoria Humoral foi desenvolvida na Grécia antiga por Hipócrates, pai da medicina, deduzindo dos quatro elementos primários do universo (terra, ar, fogo e água) quatro qualidades: calor, frio, úmido e seco, as quais foram relacionadas à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra.
Quais são os 5 temperamentos?
Os 5 tipos de temperamentos
- Sanguíneo.
- Melancólico.
- Colérico.
- Fleumático.
- Supina.
Quais são os tipos de temperamento das pessoas?
Os 4 temperamentos humanos
- O temperamento Colérico.
- O temperamento Melancólico.
- O temperamento Fleumático.
- O temperamento Sanguíneo.
Qual o nosso temperamento?
- Nosso temperamento pode dizer muitas coisas a nosso respeito e entendê-lo é importante para que tenhamos relações sociais cada vez mais saudáveis e harmoniosas. Quando nos conhecemos e entendemos como funcionamos de fato conseguimos compreender o mundo e, principalmente, as pessoas à nossa volta.
Como você pode dizer que você tem um temperamento forte?
- Você certamente já ouviu (ou até pode ter dito também) que “fulano tem temperamento forte” ou “ciclano tem um temperamento mais tranquilo”. Nosso temperamento pode dizer muitas coisas a nosso respeito e entendê-lo é importante para que tenhamos relações sociais cada vez mais saudáveis e harmoniosas.
Qual o significado de temperança?
- Significado de Temperança. O que é Temperança: Temperança significa ter moderação, equilíbrio e parcimônia em suas atitudes. Do latim “temperantia” “guardar o equilíbrio”. Temperança é um substantivo feminino que nomeia a qualidade ou virtude de quem atua comedidamente, com prudência, sem a prática de exageros.
Por que os estudos sobre o temperamento são contemporâneos?
- Os estudos sobre temperamento não são contemporâneos. O primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates – considerado o pai da Medicina. De lá para cá, o temperamento se tornou objeto de estudo de várias áreas da ciência, dentre elas a Psicologia e a Filosofia.