:

O que quer dizer a palavra tempestiva?

Índice:

  1. O que quer dizer a palavra tempestiva?
  2. O que significa tempestivo no processo trabalhista?
  3. O que é a tempestividade de um processo?
  4. O que quer dizer a palavra admissibilidade?
  5. O que é ser uma pessoa intempestiva?
  6. O que é a tempestividade no direito?
  7. Quando usar tempestividade?

O que quer dizer a palavra tempestiva?

Tempestivo = que vem ou sucede no tempo devido, oportuno: O advogado apresentou o recurso tempestivamente (no prazo).

O que significa tempestivo no processo trabalhista?

O recurso apresentado antes da devolução dos autos é considerado tempestivo. O entendimento unânime é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. No caso, a peça foi interposta antes de o advogado ter devolvido os autos à secretaria da Vara do Trabalho.

O que é a tempestividade de um processo?

A tempestividade, definição daquilo que é tempestivo ou oportuno, é um conceito do Direito processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei.

O que quer dizer a palavra admissibilidade?

Característica daquilo que se pode admitir, aceitar como verdadeiro: o tribunal confirmou a admissibilidade do processo. Etimologia (origem da palavra admissibilidade). Admissível - vel + bili + dade.

O que é ser uma pessoa intempestiva?

Quando usada para descrever o comportamento de alguém, tem o sentido e inoportuno ou inesperado, ou seja, um comportamento intempestivo é um comportamento inesperado, inoportuno, imprevisível. Ver também: temperamental, inoportuno, inesperado.

O que é a tempestividade no direito?

A forma correta é Tempestivo! 1) Conceito: é um termo do Direito Processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei. 2) Exemplo Prático: para que o mérito seja julgado, é necessário que a tempestividade seja observada.

Quando usar tempestividade?

adjetivo Que acontece no momento exato; oportuno. [Por Extensão] Jurídico. Diz-se do recurso que cumpre o prazo legal; que está dentro do prazo: recurso tempestivo.