:

O que quer dizer tautológico?

Índice:

  1. O que quer dizer tautológico?
  2. O que é tautologia na língua portuguesa?
  3. O que é uma tautologia de exemplo?
  4. O que é tautologia na filosofia?
  5. O que é tautologia RLM?
  6. Como saber se é uma tautologia?
  7. Onde geralmente aparecem as tautologias?
  8. O que é uma tautologia em raciocínio lógico?
  9. Quais sentenças são tautologia?

O que quer dizer tautológico?

O que é Tautologia: Tautologia é a repetição desnecessária de uma mesma ideia usando termos diferentes.

O que é tautologia na língua portuguesa?

vício de linguagem que consiste em repetir uma ideia usando palavras diferentes (exemplo: descer para baixo, entrar para dentro, etc.)

O que é uma tautologia de exemplo?

Tautó (o mesmo) mais logos (assunto), ou seja, a tautologia ocorre quando a mesma coisa é falada com utilização de diferentes termos. ... A tautologia, também conhecida como pleonasmo ou redundância é um vício frequente. Os exemplos mais utilizados para exemplificar sua ocorrência são: Subiu para cima.

O que é tautologia na filosofia?

Consiste na repetição de uma idéia com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido (do grego ταὐτολογία “dizer o mesmo”). Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante.

O que é tautologia RLM?

Tautologia é uma proposição cujo valor lógico é sempre verdadeiro. Esse tema despenca em provas de concursos públicos de RLM (Raciocínio Lógico Matemático).

Como saber se é uma tautologia?

Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.

Onde geralmente aparecem as tautologias?

Vale lembrar que a tautologia está presente em diversos campos de estudo: na filosofia e até mesmo na lógica. Contudo, é no campo da linguagem que estão concentradas as dúvidas mais frequentes relacionadas com o assunto.

O que é uma tautologia em raciocínio lógico?

Uma tautologia é uma proposição composta que é sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O exemplo mais simples é a proposição p ∨ (¬p). Qualquer que seja o valor lógico da pro- posição p, essa proposição sempre será verdadeira.

Quais sentenças são tautologia?

(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.