:

Qual o sentido da palavra senão?

Índice:

  1. Qual o sentido da palavra senão?
  2. Quando se usa senão?
  3. Qual o sinônimo da palavra senão?
  4. Qual o sinônimo de senão?
  5. Qual o significado da expressão senão?
  6. Por que não se subentende a palavra “senão”?
  7. Por que a palavra “senão” não forma oração?

Qual o sentido da palavra senão?

Enquanto a palavra senão é utilizada no sentido de a não ser ou caso contrário, a expressão "se não" é usada com sinônimo de caso não. Escrita de forma junta, a palavra "senão" tem o papel de uma conjunção alternativa ou conjunção adversativa.

Quando se usa senão?

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Qual o sinônimo da palavra senão?

27 sinônimos de senão para 4 sentidos da palavra senão: Exceto: 1 a não ser, à exceção de, afora, exceto, fora, menos, salvante, salvo, tirante.

Qual o sinônimo de senão?

  • Sinônimos de Senão Senão é sinônimo de: inconveniência, exceto, salvo, mas, porém, falha

Qual o significado da expressão senão?

  • Na frase número 1, percebe-se que a expressão “ senão ” carrega o significado de “a não ser”, “exceto” e, em na frase 2, a expressão “ se não ” trata-se da ocorrência de uma conjunção condicional (se) que carrega o significado de “caso não”, “quando não”. Portanto, podemos afirmar que há diferentes usos para cada uma dessas expressões.

Por que não se subentende a palavra “senão”?

  • Acontece que em 1.2.a. não se está a subentender a mesma forma verbal (pessoa, número, tempo) da oração anterior, como acontece em 2.1.2. Essa palavra “senão”, por si só, não forma oração, mesmo que elíptica (não há mais nenhum elemento; segue-se outra ideia: “não te oiço”).

Por que a palavra “senão” não forma oração?

  • Essa palavra “senão”, por si só, não forma oração, mesmo que elíptica (não há mais nenhum elemento; segue-se outra ideia: “não te oiço”). O mesmo não acontece em 2.1.2. em que está subentendida a mesma forma verbal, pessoa, tempo, modo e voz. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.