:

Qual significado do termo puericultura?

Índice:

  1. Qual significado do termo puericultura?
  2. O que é um exame de puericultura?
  3. Qual a origem da palavra puericultura?
  4. Como se fala puericultura?
  5. O que é o médico hebiatra?
  6. O que é puericultura e qual seu objetivo?
  7. Quais são as etapas da consulta de puericultura?
  8. Como fazer uma boa consulta de puericultura?
  9. Qual a idade de puericultura?
  10. Quais as etapas da puericultura?
  11. Qual a essência da puericultura?
  12. Qual a importância da puericultura na pediatria?
  13. Quais são os produtos da puericultura leve?

Qual significado do termo puericultura?

Tradicionalmente, a puericultura é definida como “o conjunto de técnicas empregadas para assegurar o perfeito desenvolvimento físico e mental da criança, desde o período de gestação até a idade de 4 ou 5 anos, e, por extensão, da gestação à puberdade”1.

O que é um exame de puericultura?

A consulta de puericultura é destinada à avaliação completa do paciente, desde a pesagem, capacidade auditiva e visual até o desenvolvimento neuropsicomotor e da sexualidade.

Qual a origem da palavra puericultura?

A puericultura ontem: seus primeiros passos no Brasil O termo puericultura, que etimologicamente significa criação – cultura – da criança – puer -, foi utilizado pela primeira vez pelo suíço Jacques Ballexserd em 1762, e persistiu até os dias atuais dentro da Medicina Pediátrica.

Como se fala puericultura?

  1. P.
  2. puericultura.

O que é o médico hebiatra?

A hebiatra (especialidade médica dedicada aos cuidados dos adolescentes) Lilian Day Hagel, integrante do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entende que a busca por assistência médica por parte dos meninos existe, o que falta é uma especialidade de referência.

O que é puericultura e qual seu objetivo?

A puericultura engloba um conjunto de medidas importantes de cuidados preventivos e é comprovadamente capaz de orientar a promoção da saúde e do bem estar, além de possibilitar a resolução de problemas que afetam às crianças, de forma a assegurar uma saúde equilibrada, um convívio sadio com a sociedade e um pleno ...

Quais são as etapas da consulta de puericultura?

Por outro lado, ainda de acordo com as autoras, a experiência clínica no cuidado de enfermagem na APS permite que a Page 20 19 consulta de puericultura seja realizada em quatro etapas: levantamento de dados, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e avaliação da consulta.

Como fazer uma boa consulta de puericultura?

Comunicação na consulta de Puericultura Proporcionar um ambiente acolhedor Desenvolver empatia Saber ouvir, orientar e fornecer informações claras Considerar a criança no contexto da família e da comunidade Criar uma parceria efetiva com a família – Criar laços Utilizar o encorajamento e a motivação ...

Qual a idade de puericultura?

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 5 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.

Quais as etapas da puericultura?

Por outro lado, ainda de acordo com as autoras, a experiência clínica no cuidado de enfermagem na APS permite que a Page 20 19 consulta de puericultura seja realizada em quatro etapas: levantamento de dados, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e avaliação da consulta.

Qual a essência da puericultura?

  • A puericultura deve der entendida como a essência da atividade pediátrica em toda a extensão do exercício profissional que lhe é inerente. Não cabe entendê-la como especialidade, nem área de atuação. A palavra puericultura encerra, na verdade o conceito de cultura da infância, da qual …

Qual a importância da puericultura na pediatria?

  • A puericultura, como subespecialidade da pediatria, preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do ...

Quais são os produtos da puericultura leve?

  • Normalmente, os produtos classificados na puericultura leve são de uso pessoal e único. Exemplo: mamadeiras, chupetas, pratos, fraldas, mordedores, entre outros. Já a puericultura pesada são, assim como os itens da puericultura leve, artigos importantes para o bem-estar do recém-nascido, mas que não são de uso único e pessoal.