:

O que significa dizer que o termo conhecimento e polissêmico?

Índice:

  1. O que significa dizer que o termo conhecimento e polissêmico?
  2. Quando ocorre a polissemia?
  3. O que significa a palavra ambiguidades?
  4. Quais os significados da palavra polissemia?
  5. Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?
  6. Qual a diferença entre a polissemia e a ambiguidade?

O que significa dizer que o termo conhecimento e polissêmico?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Quando ocorre a polissemia?

Defini-se polissemia quando uma mesma palavra tem seu sentido alterado ao ser usada em situações diferentes ou com intencionalidades diferentes. Dizemos, assim, que essa palavra é polissêmica.

O que significa a palavra ambiguidades?

Afinal, o que é ambiguidade? A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.

Quais os significados da palavra polissemia?

  • Homônimos, ambiguidade e exemplos Na polissemia a palavra tem significados diferentes que guardam entre si uma equivalência em termos de ideia, diferenciando da homonimia e ambiguidade. A polissemia quer dizer os muitos significados que uma palavra pode apresentar.

Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?

  • Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado. A polissemia também se diferencia da homonímia, que consiste em palavras que têm a mesma pronúncia e/ou grafia, mas significados diferentes, como as palavras “acento” (sinal gráfico) e “assento” (lugar onde sentar).

Qual a diferença entre a polissemia e a ambiguidade?

  • A polissemia e a ambiguidade. Já dissemos que na polissemia uma palavra tem diversificados sentidos, além do seu original. Já a ambiguidade mostra a variedade de interpretação que um discurso pode ter. Exemplo: A égua da vizinha me deu um coice.