:

Qual o sentido de uma paródia?

Índice:

  1. Qual o sentido de uma paródia?
  2. O que significa a palavra Padoia?
  3. Como se faz uma paródia?
  4. O que é uma paródia exemplos?
  5. O que é uma paródia é como se faz?
  6. O que é uma paródia de um texto?
  7. Qual a origem da palavra paródia?
  8. O que é uma paródia e como fazer uma paródia?
  9. O que é uma para frase?
  10. Quem tomou o conceito de paródia?
  11. Como fazer uma paródia?
  12. Como funciona a paródia?
  13. Qual a natureza literária da paródia?

Qual o sentido de uma paródia?

Paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra parodiada, através de alterações no texto ou imagem do produto original, por exemplo.

O que significa a palavra Padoia?

substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.

Como se faz uma paródia?

Por exemplo, na paródia dramática, pode-se utilizar fatos históricos e modificá-los de maneira cômica; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, ...

O que é uma paródia exemplos?

A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.

O que é uma paródia é como se faz?

A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. ... A paródia pode ter intertextualidade.

O que é uma paródia de um texto?

Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.

Qual a origem da palavra paródia?

Paródia é uma palavra que provém do latim parodĭa e que tem a sua origem mais remota na língua grega. Trata-se de uma imitação burlesca que faz a caricatura de uma pessoa, de uma obra de arte ou de uma determinada temática.

O que é uma paródia e como fazer uma paródia?

A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.

O que é uma para frase?

Paráfrase é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação.

Quem tomou o conceito de paródia?

  • Isso se deve ao rumo que o conceito tomou porque se a paródia nasce atrelada à sátira na contribuição da malícia, do escárnio e da ridicularização, entre os séculos XIX e XX a definição de paródia alcança outro nível, infiltrando-se nas camadas críticas dos textos.

Como fazer uma paródia?

  • Uma paródia pode ser feita a partir de um poema, uma música, um filme, uma peça teatral e etc. A intertextualidade (criação de um texto a partir de outro existente) e a intratextualidade (referências de outro texto para confeccionar um novo trabalho) são características básicas das paródias.

Como funciona a paródia?

  • A paródia configura textos de caráter duplo ao retomar o texto parodiado e o inverter ou negar, geralmente trazendo à tona a lacuna, isto é, o que o outro texto deixou de dizer.

Qual a natureza literária da paródia?

  • A forma como se processa essa imitação, a motivação para o acto imitativo e as consequências esperadas para esse acto determinam a natureza literária da paródia. Por exemplo, a paródia é a forma privilegiada do exercício poético-ficcional da auto-reflexividade.