:

O que significa a palavra justificado na Bíblia?

Índice:

  1. O que significa a palavra justificado na Bíblia?
  2. O que significa a palavra reconciliação na Bíblia?
  3. Qual o significado do termo “justificar”?
  4. Qual a origem do termo “justificação”?
  5. Qual a base da justificação?
  6. Qual o significado do ato de justificar?

O que significa a palavra justificado na Bíblia?

É a acção misericordiosa e gratuita de Deus, que perdoa os nossos pecados e nos torna justos e santos em todo o nosso ser. Isto tem lugar por meio da graça do Espírito Santo, que nos foi merecida pela paixão de Cristo e nos foi dada no Baptismo.

O que significa a palavra reconciliação na Bíblia?

Restabelecimento de boas relações entre pessoas que estavam desavindas. 3. [ Religião católica ] O acto pelo qual Jesus Cristo reconciliou os homens com Deus.

Qual o significado do termo “justificar”?

  • No Novo Testamento, o termo grego utilizado para expressar o ato de justificar é dikaioo, que significa “vindicar”, “inocentar”, “declarar e tratar como justo” (cf. Romanos 8:33). O verbo “justificar” ocorre pelo menos 39 vezes no Novo Testamento, 29 delas nas cartas de Paulo.

Qual a origem do termo “justificação”?

  • Justificação é um termo que se refere ao julgamento judicial. A palavra “justificação” tem origem no latim justificare, que significa “fazer justo”. No Antigo Testamento, o termo hebraico tsadaq, que significa “declarar justo”, é utilizado para expressar o sentido de justificar (cf. Deuteronômio 25:1; Provérbios 17:15).

Qual a base da justificação?

  • A base da nossa justificação é a obra redentora de nosso Senhor Jesus Cristo. ‘Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus’ (2 Co 5.21). ‘Por meio dele todo o que crê é justificado’ (At 13.39).

Qual o significado do ato de justificar?

  • Assim, o significado de justificação na Bíblia é o oposto exato de condenação. O ato de justificar é um estado de justiça por meio de uma sentença judicial. No entanto, com relação à soteriologia, o ato de justificar implica na imputação da justiça de uma pessoa a outra.