O que significa o termo licitação?
Índice:
- O que significa o termo licitação?
- O que é uma licitação e para que serve?
- Qual a origem da palavra licitação?
- Quando ocorre a licitação?
- Qual é o objetivo de uma licitação?
- O que é licitação pública e para que serve?
- Como funciona o processo de licitação?
- O que se faz em licitação?
- Quando foi criada a licitação?
- Qual é o tipo de licitação?
- Como abrir uma licitação?
- Quem é a Comissão de licitação?
- Quando começa a fase externa da licitação?
O que significa o termo licitação?
Licitação é um processo dentro do âmbito da administração pública que analisa propostas de produto ou serviço. Ao final dele é decidido qual empresa será contratada para fornecer o que a administração precisa.
O que é uma licitação e para que serve?
A licitação pode ser entendida como um procedimento obrigatório que antecede e analisa propostas de aquisição de bens e serviços por parte do poder público. Ao final desse estudo, é decidido qual empresa será contratada para fornecer o que a administração pública realmente precisa.
Qual a origem da palavra licitação?
Com relação à palavra Licitação, ela não derivou de licito, como muitos falam. Ela provém do latim “Licitatione”, ou seja, arrematar em leilão.
Quando ocorre a licitação?
Quando os administradores de órgãos governamentais precisam comprar, locar ou contratar produtos, obras ou serviços, é necessária a realização de um processo chamado de Licitação.
Qual é o objetivo de uma licitação?
Dentre os objetivos da licitação, a doutrina clássica reconhece a sua função de viabilizar que o Estado firme o negócio mais vantajoso. Tem-se, outrossim, a garantia de que os interessados em disputar o objeto serão tratados isonomicamente durante o procedimento seletivo.
O que é licitação pública e para que serve?
A licitação é um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público. A Licitação é disciplinada por lei (Lei 86). Esta estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público.
Como funciona o processo de licitação?
É um processo administrativo, isonômico, na qual a administração seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação.
O que se faz em licitação?
Licitação nada mais é que o conjunto de procedimentos administrativos (administrativos porque parte da administração pública ) para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal, ou seja todos os entes federativos.
Quando foi criada a licitação?
37, inciso XXI), determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras, bem como para alienação de bens, realizados pela Administração no exercício de suas funções. A lei 8666/93 é uma lei federal brasileira, sancionada em 21 de junho de 1993.
Qual é o tipo de licitação?
- Esse tipo de licitação é específico dos leilões. Aqui, a melhor proposta sempre será aquela que oferece maior valor pelo produto leiloado. Enquanto as modalidades de licitação versam sobre o processo de escolha do produto ou serviço, o tipo de licitação diz respeito aos critérios para que esse processo seja concluído.
Como abrir uma licitação?
- Governo Federal, estadual, prefeituras, secretarias, fundações, câmaras e autarquias podem abrir uma licitação. Para isso é preciso realizar um planejamento sobre o que será licitado e como a contratação deve acontecer. Feito isso, a licitação é publicada e se torna de conhecimento de todos os cidadãos.
Quem é a Comissão de licitação?
- A Comissão de Licitação é constituída por agentes públicos que irão conduzir as contratações nas licitações tradicionais e o pregoeiro é quem conduz o pregão com uma equipe de apoio. Sempre são nomeados pela autoridade do Governo.E já disse que pregão é sexta modalidade, agora falamos de licitações tradicionais.
Quando começa a fase externa da licitação?
- A fase externa inicia com a publicação da licitação, ou seja chegou ao conhecimento público. E termina com o objetivo central, o Contrato. Na fase do Contrato cabe à contratada executar e à administração fiscalizar essa execução. Quais as leis que regem as licitações? A Lei Federal é a Lei 8666 de junho de 1993, que já teve várias alterações.