:

Qual a origem e significado da palavra logos?

Índice:

  1. Qual a origem e significado da palavra logos?
  2. O que é o logos de Deus?
  3. O que significa o termo logos?
  4. O que integra o logos?
  5. Como se explica o termo grego logos?
  6. O que quer dizer a palavra hipnótico?
  7. O que é o Verbo de Deus?
  8. Por que Jesus era o Verbo?
  9. O que significa arkhé na filosofia?
  10. O que quer dizer a palavra cosmo?
  11. Qual é o significado da palavra "logos"?
  12. Por que o Logos é comum?
  13. Por que o Logos é Deus?
  14. Será que o Logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum?

Qual a origem e significado da palavra logos?

Significado de Logos Etimologia (origem da palavra logos). Do grego lógos. ou, "linguagem, palavra". substantivo masculino plural Representação gráfica que traz consigo um conceito, significado, sentido ligado a uma marca; logotipo.

O que é o logos de Deus?

Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.

O que significa o termo logos?

Elemento de composição com diversos sentidos (discurso, palavra, conversa, opinião, descrição, tratado).

O que integra o logos?

O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas. (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").

Como se explica o termo grego logos?

A palavra grega "logos" tem significado amplo e foi utilizada, ao longo da história da filosofia, de diversas maneiras, pode ser considerada tanto um primeiro conceito filosófico para razão quanto um princípio de ordem e beleza universal, de acordo com o período e filósofo que a empregou.

O que quer dizer a palavra hipnótico?

Aquilo que produz sono; narcótico.

O que é o Verbo de Deus?

Esta palavra é usada no Novo Testamento, mais concretamente no Evangelho de João, para qualificar Jesus, que revela inteligência e sabedoria de Deus. ... A designação de Verbo serve para descrever o Filho, Jesus, que tem a essência de Deus e faz parte da Santíssima Trindade.

Por que Jesus era o Verbo?

Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.

O que significa arkhé na filosofia?

O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.

O que quer dizer a palavra cosmo?

O que são Cosmos: É o conjunto de tudo que existe, desde o microcosmo ao macrocosmo, das estrelas até as partículas subatômicas. Do grego antigo - Kósmos que significa beleza, ordem, organização, harmonia.

Qual é o significado da palavra "logos"?

  • A palavra grega "logos" tem significado amplo e foi utilizada, ao longo da história da filosofia, de diversas maneiras, pode ser considerada tanto um primeiro conceito filosófico para razão quanto um princípio de ordem e beleza universal, de acordo com o período e filósofo que a empregou.

Por que o Logos é comum?

  • Defendeu que todas as coisas vem a ser de acordo com o logos e, embora as pessoas vivam como se tivessem seu próprio entendimento privado, o logos é comum e uno. Aristóteles por outro lado apropriou-se de sentido diverso da palavra e definiu logos como um dos três modos de persuasão, o argumento da razão, em sua Ars Rethorica (Retórica).

Por que o Logos é Deus?

  • Sendo o Logos, Jesus Cristo é Deus auto- revelado (Luz) e a redenção (Vida). Ele é Deus presente para o homem e por ele conhecido. Tomé o reconheceu como Deus quando duvidou de sua ressurreição ( João 20:28 ), mas o Logos também é, de alguma forma, diferente de Deus, pois como disse João, "...estava com Deus".

Será que o Logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum?

  • Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais, possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos neste discurso, em outros seres humanos.